Uma das maiores rivalidades recentes do Leste na liga de basquete profissional dos Estados Unidos ganhou um novo episódio nesta quarta-feira (1º). Atuando no TD Garden, o Time de Boston Celtics teve um desempenho sólido em casa, derrotou o Miami Heat por 118 a 84 e assegurou a passagem para a próxima fase dos playoffs.
Com esse resultado, a equipe de Massachusetts finaliza a série em 4 a 1 e ‘dá o troco’ nos adversários da Flórida, que os derrotaram na última temporada nas finais da conferência.
Um ano após perderem nas finais do Leste por 4 a 3, os Celtics começaram a se vingar já na primeira metade do jogo. Sem Kristaps Porzingis, que está fora dos playoffs devido a uma lesão muscular na panturrilha, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Derrick White se destacaram, ultrapassando a marca dos dez pontos ainda no primeiro tempo.
Absentes Terry Rozier e Jimmy Butler, que está se recuperando de uma lesão no joelho, Bam Adebayo tentava liderar uma reação do Heat, porém o objetivo parecia cada vez mais distante. Com um bom desempenho, os donos da casa abriram vantagem no placar e foram para o intervalo vencendo por 68 a 46.
Jayson Tatum em ação contra Tyler Herro durante o Jogo 5 dos playoffs da NBA Getty Images
Após conquistarem duas vitórias consecutivas na série e mostrarem completo domínio, a equipe de Boston regressou para a segunda metade a fim de administrar a vantagem e comemorar junto com os torcedores. Ao final do terceiro quarto, a diferença no placar já superava os 32 pontos.
Líderes no desempenho geral da liga, os Celtics garantiram a vitória e agora seguem rumo a uma terceira decisão consecutiva de conferência. O próximo adversário da equipe será o vencedor do confronto entre Cleveland Cavaliers e Orlando Magic.
Estatísticas:
-
Bam Adebayo: 23 pontos, 5 rebotes e 6 assistências;
-
Tyler Herro: 15 pontos, 3 rebotes e 3 assistências;
-
Caleb Martin: 10 pontos, 4 rebotes e 1 assistência;
-
Derrick White: 25 pontos, 5 rebotes e 2 assistências;
-
Jayson Tatum: 16 pontos, 12 rebotes e 3 assistências;
-
Jaylen Brown: 25 pontos, 6 rebotes e 2 assistências;
-
Sam Hauser: 17 pontos, 5 rebotes e 1 assistência;
Agenda da série:
Boston Celtics (1º) 114 x 94 Miami Heat (8º)
Boston Celtics (1º) 101 x 111 Miami Heat (8º)
Miami Heat (8º) 84 x 104 Boston Celtics (1º)
Miami Heat (8º) 88 x 102 Boston Celtics (1º)
Boston Celtics (1º) 118 x 84 Miami Heat (8º)