O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) validou a compra dos bens da Starbucks no Brasil pela Zamp, gestora do Burger King.
A transação, divulgada em junho, foi considerada insignificante para a competição pelo chefe da superintendência do Cade, Alexandre Barreto de Souza, que afirmou que o acordo “não causa quaisquer preocupações concorrenciais”.
A Zamp já atua no Brasil com a supervisão das redes de fast-food Burger King e Popeyes e é controlada indiretamente pelo fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala.
No Brasil, a Starbucks era gerida pelo Grupo SouthRock e entrou com pedido de recuperação judicial no final do ano passado.
A operação da cadeia de cafeterias no país inclui cerca de 130 lojas, das quais 42 estão localizadas na cidade de São Paulo.
Negócio com Starbucks amplia negócios da Zamp
Conforme informado pelas empresas envolvidas, a compra proporciona à Zamp a oportunidade de diversificar e expandir seu portfólio de negócios no Brasil.
As empresas comunicaram ao Cade que, para a Zamp, a transação é uma chance de ampliar e diversificar o portfólio de negócios no Brasil. Já para o Grupo SouthRock, o negócio vai viabilizar os recursos necessários para a manutenção das atividades e para o processo de reestruturação financeira.
A Zamp adquiriu os bens da Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões e firmou acordos em junho com a Starbucks Corporation para desenvolver as operações da rede de cafeterias no país.