[ad_1]
Tudo sobre Google
No último dia segunda-feira (06), observamos no Olhar Digital News que o Google enfrentou um revés significativo na justiça dos Estados Unidos. A gigante da tecnologia perdeu um processo antitruste. O juiz responsável concluiu que a empresa detém um monopólio sobre o mercado de pesquisas. O tema está em evidência na imprensa norte-americana, com várias análises sobre eventuais mudanças na internet e também em processos envolvendo outras gigantes da tecnologia. Como esse cenário pode impactar esses dois pontos?
Para discutir o assunto, convidamos Roberto Pena Spinelli, físico formado pela USP, com especialização em Aprendizado de Máquina pela Universidade Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial e colunista do Olhar Digital.
Essa conquista da justiça norte-americana contra o Google pode de fato representar um momento decisivo, algo importante que irá alterar até mesmo como acessamos os mecanismos de busca. Se pensarmos nas possíveis repercussões imediatas, primeiro que o Google talvez não consiga mais estabelecer os acordos que costumava fazer com esses dispositivos, como no caso do iPhone ou Samsung. Talvez esse tenha sido o ponto principal do processo, a empresa fechava esses acordos e os mecanismos de busca dos aparelhos automaticamente pertenciam ao Google. Assim, é possível que isso não ocorra mais. Outra possibilidade é que o próprio Google tenha que se dividir, essa é outra opção.
Roberto Pena Spinelli
A coluna Conversa AI é exibida todas as terças-feiras durante o Olhar Digital News. Acompanhe!
[ad_2]