O secretário da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o prefeito de Chapada dos Guimarães (MT), Osmar Froner, para debater medidas que visam agilizar a restauração de estradas secundárias na região. O intuito é aprimorar o transporte de mantimentos no país e melhorar as condições para os moradores locais.
No encontro, o secretário Fávaro ressaltou: “Vamos empenhar esforços para aprimorar o transporte de mantimentos no país e, principalmente, melhorar as condições para os moradores locais.” Foram destacados benefícios, como aprimoramento dos bens e serviços para a população, com foco na qualidade do deslocamento, além de otimizar a colheita e o transporte da produção pecuária com a construção sustentável de estradas apropriadas para veículos de grande porte.
A reunião também abordou as vantagens para o turismo, com o objetivo de facilitar o acesso e impulsionar o setor. A expectativa é beneficiar até 100 km de estradas secundárias em Chapada dos Guimarães.
O prefeito Osmar reiterou o compromisso: “Somos um território extenso e enfrentamos muitas dificuldades de acesso. Vamos colaborar com o Ministério da Agricultura e Pecuária para viabilizar as obras e estruturar as estradas de forma adequada. Elas precisam ser sustentáveis e permitir o transporte de cargas pesadas, para apoiar as plantações e a pecuária. Também vamos considerar o turismo.” E ressaltou a perspectiva positiva do compromisso com Mato Grosso.
Na prática, o Ministério da Agricultura e Pecuária está comprometido em acelerar a restauração e expansão de estradas secundárias em todo o país, com mais de R$ 951 milhões já liberados para viabilizar 572 projetos. O foco é otimizar a colheita, a infraestrutura logística e facilitar o deslocamento da população rural.
Além disso, na mesma manhã, o secretário Fávaro e o prefeito Froner reuniram-se com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir temas em comum entre os órgãos, buscando superar os desafios decorrentes da instalação do Lago de Manso na região. Foram debatidas medidas para instalação de balsas, pontes e estruturação das vias de acesso ao município.
______