quinta-feira, 10 outubro, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Em Celac, Lula sugere votação pelo ‘fim do genocídio em Gaza’

    [ad_1]

    O chefe do governo Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma votação contra Israel, pelo “término do genocídio em Gaza”, durante o encontro na 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião aconteceu em Kingstown, sede de São Vicente e Granadinas, nesta sexta-feira, 1º.

    No decorrer de seu pronunciamento, Lula propôs ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presente na reunião da Celac, que ele acionasse o Artigo 99 da Carta da ONU. Neste caso, o texto confere ao secretário-geral levar ao Conselho de Segurança assuntos que ameacem a paz e a segurança internacionais.

    De acordo com o líder do Executivo brasileiro, as reações de Israel na Faixa de Gaza são uma “punição coletiva” aos palestinos. “As pessoas estão morrendo na fila para obter comida”, afirmou Lula. “A omissão da comunidade internacional é surpreendente.”

    O Conselho de Segurança da ONU tem como integrantes permanentes os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e o Reino Unido. Todos eles têm o poder de vetar decisões da maioria. Outros países também participam como integrantes rotativos, porém sem direito de veto.

    O político também fez um apelo de “urgência” ao governo japonês, que assumirá a presidência rotativa do conselho da ONU a partir desta sexta-feira.

    Lula pede ao Conselho de Segurança para encerrar com a contraofensiva em Gaza

    Lula solicitou aos membros do Conselho de Segurança da ONU que acabassem com a matança. Ainda nesta sexta-feira, o líder está em reunião com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

    No encontro com Lula, além do presidente colombiano, estavam presentes o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, e a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, para também discutir sobre a guerra na Faixa de Gaza.

    No dia 29, Petro anunciou que a Colômbia vai suspender todas as aquisições de armas de Israel. O presidente colombiano declarou que “o planeta deveria bloquear” o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

    Nas suas redes sociais, Lula compartilhou as fotos do evento e um vídeo com o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, que também marcou presença na reunião da Celac. Ambos tiveram uma reunião privada nesta sexta-feira.



    [ad_2]

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    nuvens dispersas
    25.5 ° C
    25.5 °
    23.7 °
    61 %
    2.6kmh
    40 %
    sex
    31 °
    sáb
    34 °
    dom
    30 °
    seg
    31 °
    ter
    24 °