[ad_1]
Neste momento, sábado, oito de junho de 2024, a Lua encontra-se em seu estágio inicial, está visível em 3% e em expansão. Aproximadamente seis dias faltam para a Lua começar a crescer. Verifique o calendário completo com as etapas da Lua em junho.
Lua presente: veja as próximas etapas
As diferentes fases da Lua no mês de junho de 2024 têm início já no dia seis com a chegada da fase nova, marcando o fim da fase Minguante de maio. Essa transição acontece às 9h40. Todas as informações são provenientes do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet)
No dia 14, teremos a Lua atingindo seu estágio Crescente, às 2h19. A Lua Cheia será evidente às 22h10 do dia 21 deste mês. As etapas da Lua em junho também incluem a Lua Minguante, que ocorre no dia 28 às 18h55.
Uma lunção ou ciclo lunar, que representa o tempo decorrido entre as fases iniciais da Lua, possui uma leve variação, com uma média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, a Lua passa pelas quatro fases primordiais (inicial, crescente, cheia e minguante), e cada uma delas perdura por cerca de sete dias.
Também são identificadas as “interfases”: a crescente quarto e gibosa crescente (entre as fases iniciais e a cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a fase cheia e a minguante).
Calendário de etapas da lua em junho de 2024
- Fase Inicial: 6 de junho às 9h40
- Fase Crescente: 14 de junho às 2h19
- Fase Cheia: 21 de junho às 22h10
- Fase Minguante: 28 de junho às 18h55
A Lua pode ter sido formada em apenas algumas horas, segundo simulações
Ao longo dos anos, a Lua tem se tornado cada vez mais objeto de interesse humano. Nas décadas de 1960 e 1970, o projeto Apollo, da NASA, era mais uma afirmação da superioridade dos Estados Unidos em relação à então União Soviética (URSS) dentro do contexto da Guerra Fria do que um empreendimento de exploração científica.
Atualmente, apesar de ainda existirem conflitos – cada vez mais intensos – entre a agora Rússia e os Estados Unidos (sem mencionar a China), as expedições à Lua não se limitam mais a uma disputa de egos entre essas grandes potências. De fato, há um interesse comercial no satélite natural da Terra.
[ad_2]