[ad_1]
Faleceu aos 68 anos de idade o desenhista mangá Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball e um dos artistas japoneses de maior renome em todo o mundo. O óbito foi confirmado pela equipe do autor em suas redes sociais.
Conforme o comunicado, Toriyama veio a óbito no último dia 1º de março em consequência de um hematoma subdural, que ocorre quando há acumulação de sangue entre o cérebro e o crânio — condição causada, em geral, por causa de lesões na cabeça. A informação só se tornou pública, porém, na madrugada deste dia 8, uma semana após a confirmação da morte.
“Os serviços fúnebres foram realizados com sua família e alguns poucos amigos”, diz o texto, que ainda solicita que os admiradores do desenhista respeitem sua última vontade e não enviem flores, presentes ou coisas do tipo.
Conhecido principalmente por criar o fenômeno Dragon Ball, um dos animes e mangás mais conhecidos e populares de todos os tempos, Akira Toriyama iniciou a carreira como desenhista de mangá em 1978 — ou seja, são 46 anos trabalhando na indústria de quadrinhos. Sua primeira publicação foi com Wonder Island, uma história que mesclava ação com elementos de comédia.
E foi com essa mesma estratégia que ele obteve seu primeiro sucesso em 1984, com Dr. Slump. A narrativa da menina robô o impulsionou à fama nas páginas da revista Shonen Jump e, ainda por cima, foi sua primeira obra a receber adaptação em anime. O mangá chegou a ser publicado duas vezes no Brasil e obteve bastante sucesso entre os seguidores, principalmente pela veia mais cômica da trama.
No entanto, nada disso se iguala ao sucesso de Dragon Ball. A história de Goku começou ainda em 1984 e, assim como os demais trabalhos, também era uma mescla de ação e comédia. No entanto, seu personagem cresceu e as narrativas passaram a seguir muito mais para o estilo shonen com combates em grande estilo — algo que o traço de Toriyama soube representar com maestria.
O sucesso de Dragon Ball fez com que Akira Toriyama se tornasse uma personalidade em todo o mundo, tendo seu estilo reconhecido e imitado por muita gente, na mesma medida em que seu nome virou uma referência para diversas gerações de fãs e desenhistas de mangá.
Também atuou na indústria de jogos, sendo parte essencial na concepção e popularidade de duas franquias extremamente relevantes dos RPGs. Toriyama foi designer de personagens tanto na franquia Dragon Quest como no lendário Chrono Trigger, sendo responsável pela criação do visual de personagens que são lembrados e queridos até hoje.
“Graças ao apoio de pessoas de todo o mundo, ele foi capaz de prosseguir com suas atividades criativas por mais de 45 anos”, diz o comunicado divulgado por sua equipe. “Esperamos que o universo de criações únicas de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por bastante tempo”.
[ad_2]