Renomado ator do Rei Théoden, em “O Senhor dos Anéis”, e do Comandante Edward Smith, em “Titanic”, o ator Bernard Hill faleceu na madrugada deste domingo (5), aos 79 anos. A informação foi confirmada por seu representante Lou Colson à revista Variety.
Segundo o porta-voz, Hill estava com sua noiva Alison e seu filho Gabriel quando faleceu de motivo não divulgado.
O primeiro papel de destaque do ator foi Yosser Hughes, na minissérie “Boys From the Blackstuff”, em 1982, ano em que também interpretou o sargento Putnam no filme “Gandhi”, dirigido por Richard Attenborough.
Destaque na carreira de Bernard Hill
Ao longo das décadas de 70 e 80, Hill participou de diversas séries de televisão britânicas, como “Eu, Cláudio”, “Crown Court”, “Rooms”, “Fox” e “Jackanory”.
Em 1997, veio o primeiro papel de projeção internacional, o Comandante Smith do aclamado longa-metragem “Titanic”, dirigido por James Cameron, que conquistou 11 Oscars. Hill posteriormente integrou a franquia “O Senhor dos Anéis”, de Peter Jackson, como Rei Théoden, aparecendo nos filmes “As Duas Torres” (2002) e “O Retorno do Rei” (2003), ambos premiados com 11 Oscars cada.
Em 2015, Hill recebeu elogios por sua atuação como o Duque de Norfolk na minissérie da BBC “Wolf Hall”, vencedora do BAFTA de melhor série dramática.
Nascido em 17 de dezembro de 1944 em Blackley, Manchester, Bernard Hill teve uma carreira cinematográfica e televisiva que se estendeu por mais de cinco décadas, incluindo participações em filmes notáveis como “Mr. Toad’s Wild Ride” (1996), “Sonho de Uma Noite de Verão” (1999), “Crime Verdadeiro” (1999), “O Escorpião Rei” (2002), “Valkyrie” (2008) e “ParaNorman” (2012).
Hill estava escalado para atuar ao lado de Martin Freeman no drama policial “The Responder”, que é exibido pela BBC One e está na segunda temporada.
[ad_2]