[ad_1]
Uma nova técnica maliciosa descoberta no início deste ano levou a empresa de tecnologia norte-americana Cisco a emitir um alerta de segurança. A empresa afirma que a ameaça é disseminada por e-mails fraudulentos que se passam por sistemas de emissão de nota fiscal para distribuir o arquivo prejudicial.
Ardis planejados contra o Brasil
No alerta, a Cisco mencionou que a técnica maliciosa mira o Brasil. Segundo o documento, ela utiliza expressões típicas do Brasil para descrever nomes de bancos e está inserida na região Brasil Sul do Microsoft Azure para ser controlada pelos criminosos virtuais.
O principal receio em relação ao software malicioso, apelidado de CarnavalHeist, é que ele possa invadir contas bancárias e roubar informações pessoais.
A fraude consiste em utilizar e-mails para comunicar que uma nota fiscal já está disponível após uma compra ou contratação de serviço. Ela emprega links como “Ver Nota Fiscal” que direcionam a pessoa a uma página falsa para baixar o arquivo prejudicial.
A ameaça simula ser um arquivo PDF que, ao ser aberto, parece legítimo. No entanto, o computador executa, em segundo plano, a instalação do componente prejudicial. Isso ocorre sem que a vítima perceba. Após a instalação, o malware pode roubar informações pessoais e facilitar a invasão de contas bancárias.
Diretrizes para evitar esse tipo de ataque
- Segundo especialistas, é crucial sempre verificar o remetente do e-mail e conferir a origem dos links e arquivos anexados na mensagem antes de abri-los.
- Outra sugestão valiosa é evitar a instalação de programas de fontes desconhecidas, sejam eles enviados por e-mail, repassados por amigos ou baixados em páginas da web.
- Além disso, a utilização de um antivírus é fundamental para resguardar o computador.
[ad_2]