[ad_1]
Indagado sobre qual seu “brazuca” predileto de todos os tempos, o norueguês não conseguiu selecionar um favorito entre dois dos maiores mitos de todos os tempos do futebol canarinho.
“O Brasil possui excelentes jogadores. Acredito que o (Ronaldo) “Fenômeno” e Ronaldinho. Esses dois (são os prediletos)”, apontou o goleador isolado do Campeonato Inglês, com 18 gols.
Questionado sobre o que mais apreciava em ambos, Haaland destacou que se “divertia” assistindo os craques jogarem.
“Observe tudo o que eles realizaram (na carreira). Era uma diversão visualizar o que eles faziam e como eram habilidosos. São dois dos melhores de todos os tempos. Fico com esses dois (como prediletos)”, argumentou.
A ESPN aproveitou para brincar com o centroavante do City, perguntando se seu pé canhoto, o predileto do astro, seria melhor que o de R9 e R10, já que ambos eram destros.
O artilheiro concordou mais ou menos…
“Talvez… Mas não o meu pé destro”, sorriu Haaland.
O astro da Premier League ainda falou mais sobre a admiração que tem pelos futebolistas brasileiros, lembrando inclusive do recente confronto contra o Fluminense do lateral Marcelo, no Mundial de Clubes da Fifa do ano passado.
“Sim, é bem bacana (o estilo de jogo dos brasileiros). Eu não atuei na Arábia Saudita quando enfrentamos o Marcelo (no Mundial), que é um grande jogador, aliás. Mas eu aprecio a maneira como (os brasileiros) são corajosos”, exaltou.
“Eles não se importam com nada, só querem jogar. É bem interessante. E eu amo a paixão que eles têm. A paixão pela nação, pelo futebol. Eu amo”, complementou o norueguês.
Leia mais trechos da entrevista de Haaland à ESPN
ESPN: Estamos dialogando com o Brasil, então acho que podemos continuar em português…
Haaland: Gostaria muito, mas não há chance (risos).
ESPN: Neste momento, na sua opinião, qual a sua principal qualidade e sua maior fragilidade no futebol?
Haaland: Não é uma questão simples. Eu não reflito muito sobre isso. Eu não sei, acho que outra pessoa deveria responder isso.
ESPN: Você consegue mensurar o impacto que o Guardiola tem na sua forma de jogar?
Haaland: A forma como ele concebe o futebol é completamente distinta. Ele é incrível para trabalhar e eu de fato desfruto.
ESPN: Você acha que ele é mais, técnico, tático, mental?
Haaland: Acredito que em tudo. Observe o que ele tem feito desde que chegou aqui. É incrível. A forma como ele lapida jogadores de futebol também é surreal. E essa foi também a principal razão pela qual quis vir para cá, sabe, para trabalhar com ele e me aprimorar com ele.
ESPN: E você percebe que já está muito distinto de quando chegou aqui há um ano e meio?
Haaland: Sim, estou diferente, um jogador distinto. Mais desenvolto e um jogador melhor. Sem dúvida. Graças a ele.
ESPN: Você gosta de bater recordes…
Haaland: Sim, é claro que gosto. Mas, não sei, eu não sei até os jogos terminarem. Não pondero muito sobre isso, mas claro que é legal.
ESPN: Tem algum objetivo específico que queira alcançar na carreira ou no Manchester City?
Haaland: Desejo conquistar mais troféus. Observe o que alcancei no ano passado. Foi histórico. Conquistar a tríplice coroa com o City, a primeira Champions. Gostaria de vencer. Vencer mais troféus.
ESPN: Você alcançou marcas incríveis, mas uma que chamou a atenção foi o fato de você ter apenas um impedimento. Como você consegue isso? É treinamento?Instinto?
Haaland: Sempre atuo com o momento certo. Desde que sou jovem. Atuo consistentemente na mesma posição e faço isso, sei lá, desde que tenho 12 anos de idade. Então tenho realizado as mesmas ações. Mas não sei, acredito que seja porque não aprecio obstáculos.
Haaland concede entrevista exclusiva à ESPN ESPN
ESPN: Você mencionou de forma sarcástica em uma entrevista recente que as pessoas disseram que você desperdiçou os gols mais fáceis do mundo contra o United. Claro, foi uma ironia, mas após um momento como aquele, como você se sente? Sente a pressão? Você se culpa ou simplesmente segue em frente?
Haaland: Com certeza me culpo. Apenas eu sei o que estou sentindo, me sinto terrível. Não é uma sensação agradável. No entanto, o que fazer? Não é possível voltar atrás no tempo e mudar. É necessário pensar no próximo lance. Então é preciso esvaziar a mente e focar no próximo passo. Há ações que podem ser tomadas a respeito.
ESPN: As pessoas comentam sobre você desde os 16 anos. Seja sobre a sua aparência, estilo de jogar, sobre desperdiçar oportunidades de gol ou sobre o quão talentoso você é. É desafiador lidar com tudo isso?
Haaland: De fato, minha vida passou por muitas mudanças nos últimos anos. Isso é inegável. No entanto, essa foi a escolha que fiz quando era mais jovem. Eu desejava me tornar um jogador profissional. E queria vivenciar tudo isso. E almejo ser a melhor versão de mim mesmo. Claro que não é a tarefa mais simples do mundo, mas o que é possível fazer? Devemos entregar o nosso melhor.
ESPN: A prática de futebol continua sendo a sua atividade favorita?
Haaland: Sim, estou me divertindo.
ESPN: Todos sabem que você é extremamente dedicado. Você treina intensamente. Acha que é simples manter esse padrão de exigência por cinco, 10, 15 anos?
Haaland: Não, não é simples. Existe uma grande exigência porque o futebol é assim. Observe a quantidade de jogos que disputamos, o nível que o futebol apresenta hoje. É bastante elevado. Portanto, não é fácil. No entanto, quando se gosta do que faz, torna-se mais fácil. Essa é a minha opinião. Porém, reitero, não é simples. Ao observar nomes como Cristiano Ronaldo e Messi, o que eles realizaram, nem sei por quantos anos, é ainda mais impressionante. É magnífico testemunhar isso.
ESPN: Você se equipara muito a esses renomados jogadores?
Haaland: Não, não a eles. Ninguém deveria se comparar a eles.
ESPN: Neste momento, considera-se o melhor finalizador do mundo?
Haaland: Não sei, deixarei que outros decidam isso.
ESPN: Sou da América do Sul, gostaria de perguntar sobre o Julián Álvarez. Qual a sua opinião sobre ele como atleta e como pessoa?
Haaland: Primeiramente, ele é extraordinário como pessoa. Ele é reservado, porém muito otimista e amigável, gosto de jogar ao lado dele. Ele é positivo, sempre trazendo boas energias e isso é excelente. Como atleta, veja o que ele tem demonstrado. É fantástico presenciar isso. Gosto de jogar com ele principalmente pelo fato de ser uma pessoa bacana.
ESPN: Outro dia você mencionou algo como ‘vamos’. Aprendeu algumas expressões em espanhol?
Haaland: Sim, um pouquinho, claro. Ele está aprimorando o seu inglês, finalmente. Portanto, isso é algo positivo. No fim das contas, ele é uma ótima pessoa e isso é o que necessitamos em nosso clube.
ESPN: Você mencionou que o Brasil possui excelentes jogadores. Contudo, acredita que existam crianças no Brasil que te idolatram? Simplesmente te admiram. Não é sensacional pensar que pessoas de todo o mundo gostam de você?
Haaland: Com certeza, é muito gratificante. Como mencionei, é o país do futebol. Claro que valorizo esse carinho.
ESPN: E qual é o nível de exigência que impõe a si mesmo para se aprimorar?
Haaland: Elevado. Todos os dias é possível se tornar um.um pouco melhor. Penso que este é o rumo correto. Não se trata de ser o mais excelente em um dia. Trata-se de progredir um pouco cada dia. Os pequenos avanços, a longo prazo, transformam-se em algo significativo. Por isso, reflito bastante sobre isso.
ESPN: Possui alguma habilidade em particular que está buscando aprimorar?
Haaland: Não sei, caso haja outras habilidades, buscarei aprimorá-las. Talvez seja isso que necessite aprimorar mais. (Guardiola) Ele percebe aspectos que os outros não veem. E me auxilia a me aprimorar mais. Porém, algo específico, não sei.
ESPN: Como se projeta daqui a 10, 15 anos? Ao se aposentar, quais conquistas gostaria de ter alcançado?
Haaland: Desejo conquistar mais troféus. O que realizamos na temporada passada foi extraordinário. Foi indescritível todo o sentimento. Logo, obviamente, quero conquistar mais títulos e celebrar com meus colegas.
ESPN: Se pudesse enviar uma mensagem aos brasileiros que o apoiam…
Haaland: Agradeço pelo suporte e pela torcida. Aprecio cada um de vocês, com certeza, muito obrigado!
Onde assistir a Liverpool x Manchester City?
[ad_2]