O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) declinou 0,5 ponto em fevereiro. Os dados foram divulgados na segunda-feira 19 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A redução, de 53,2 pontos para 52,7 pontos, interrompeu uma sequência de dois meses de crescimento da confiança empresarial.
Apesar da diminuição, o índice ainda se mantém dentro do patamar de confiança. Isso porque a pontuação varia de zero a cem, e valores acima de 50 pontos indicam otimismo.
Conforme o levantamento, a perda de confiança deste mês afetou todos os elementos do ICEI | Foto: Reprodução/CNI
O ICEI, no entanto, está abaixo da média histórica, que é de 54 pontos. No entanto, permanece 2,1 pontos acima do indicador de fevereiro de 2023, quando o índice ficou em 50,6 pontos.
De acordo com a pesquisa da CNI, a diminuição da confiança deste mês atingiu todos os componentes do ICEI. Um deles, o índice de confiança em relação às condições atuais, recuou 0,6 ponto, caindo para 47,7 pontos.
Portanto, o ICEI permanece abaixo da marca de 50 pontos, o que indica percepção de piora das condições atuais em comparação com os últimos seis meses.
Por outro lado, o índice de expectativas caiu 0,5 ponto, alcançando 55,2 pontos. Uma vez que está acima dos 50 pontos, o indicador permanece em um nível otimista em relação aos próximos seis meses.
No entanto, o subcomponente que reflete a expectativa em relação aos próximos seis meses da economia brasileira desceu de 50,1 pontos para 48,8 pontos. A situação indica pessimismo entre os empresários.
A pesquisa ouviu 1,3 mil empresas no período de 1º a 7 de fevereiro.