[ad_1]
Depois de um 2023 com altos e baixos com o anúncio oficial do aguardado Vision Pro, novos iPhone 15 com mudanças empolgantes e um ano inteiro sem lançamento de tablets, a Apple pode estar preparando um 2024 com muitas novidades em hardware e software para ninguém colocar defeito.
Além da estreia do Apple Vision Pro já no começo deste ano e expectativa para modelos do iPhone 16 com novo botão de Captura para câmera, esperamos que a Apple traga uma atualização verdadeira para a Siri no iOS 18, aposte em tablets ainda mais capazes este ano, Macs mais poderosos e, quem sabe, apresente oficialmente o seu primeiro dispositivo dobrável para acirrar a disputa na categoria.
Confira abaixo o cronograma esperado para lançamentos da Apple em 2024 com base em anúncios, rumores e vazamentos.
Apple Vision Pro chega em fevereiro
O produto mais ambicioso da Apple desde o iPhone será o primeiro lançamento da empresa este ano, marcado para chegar oficialmente no dia 2 de fevereiro com exclusividade aos Estados Unidos.
Promovido como um “computador espacial” em vez de headset ou óculos de realidade aumentada (AR) e virtual (VR), o Apple Vision Pro será vendido por US$ 3.499, cerca de R$ 17 mil em conversão.
Buscando inaugurar a “era da computação espacial”, o equipamento anunciado por Tim Cook em junho de 2023 busca mesclar o conteúdo digital com o espaço físico ao redor do usuário, navegando de forma natural com os olhos, mãos e voz de uma maneira nunca antes vista na indústria.
Equipado com o chip M2 herdado de computadores e notebooks Mac, um inédito chip R1 dedicado para informações das câmeras, sensores e microfones e uma tela externa 3D para exibir os olhos dos usuários, o Vision Pro implementa um par de telas micro-OLED com resolução superior ao 4K para maior fidelidade na experiência de uso.
Conheça os principais detalhes do Apple Vision Pro.
iPad Pro com tela OLED
Depois da estreia do seu computador espacial em fevereiro, a Apple deve marcar para março a estreia de novos modelos do iPad e do MacBook Air.
O iPad Pro com chip M3 e tela OLED é esperado como a grande revolução no segmento de tablets da empresa graças ao uso da tecnologia de tela de altíssima qualidade, que apostará em tamanhos de 11 polegadas e 13 polegadas.
Anunciado com uma nova Apple Pencil de 3ª geração e Magic Keyboard com aparência de laptop, o iPad Pro de 2024 deve manter o Face ID, ProMotion e câmera dupla com LiDAR, além de apostar em um visual renovado com MagSafe, foco de uso horizontal e preço maior.
Outro modelo previsto para o começo deste ano é o iPad Air com chip M2, Touch ID lateral e, pela primeira vez, dois tamanhos de tela: 10,9 polegadas e 12,9 polegadas.
Possivelmente, a Apple também poderá apresentar em março as novas versões de MacBook Air com processador M3, design da geração atual e telas de 13 polegadas e 15 polegadas.
WWDC 2024 e Siri inteligente de verdade
A Wordwide Developers Conference acontece durante o mês de junho há mais de uma década, e é pouco provável que a WWDC 2024 tenha data marcada para um mês diferente.
Com foco quase que completo para sistemas operacionais, esperamos que a Apple apresente grandes novidades para o iOS 18 e iPadOS 18, incluindo Siri transformada com IA generativa à lá ChatGPT e suporte para RCS (sucessor do SMS).
Outros sistemas como o macOS 15, watchOS 11, tvOS 18 e visionOS 2 também devem marcar presença na conferência. Pouco se sabe a respeito das novidades para as futuras plataformas.
É comum quea WWDC seja cenário também para anúncio de hardware. Após a estreia do MacBook Air de 15 polegadas e Macs com M2 Ultra no ano passado, há boatos de que a marca revele os novos Mac Studio e Mac Pro com M3 Ultra na conferência deste ano.
iPhone 16 e Apple Watch “X”
Três meses após a WWDC temos a chegada de outra data quase invariável para a Apple: a estreia de novos celulares em setembro com a linha iPhone 16.
Para este ano, os iPhone 16 e 16 Plus devem herdar características das versões premium atuais como o botão de Ação, um novo processador Apple A18 de 3 nanômetros, inédito botão de Captura para vídeos e design com o retorno da câmera dupla vertical.
Já os novos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max podem ganhar telas maiores de 6,3 polegadas e 6,9 polegadas, chip A18 Pro mais potente, câmera ultrawide com sensor de 48 MP e levar a câmera tetraprisma ao modelo menor para zoom de alta qualidade. A dupla premium manterá a Dynamic Island, acabamento de titânio e o botão de Ação, recebendo também o novo botão de Captura.
Além dos iPhones, a Apple deve apresentar um novo Apple Watch “X” como edição comemorativa da 10ª geração do seu relógio inteligente, apresentado em 2014 e lançado em 2015.
O novo modelo deve ganhar design totalmente atualizado, corpo mais fino, baterias maiores, pulseiras com fechos magnéticos e sensores mais completos para detecção de apneia de sono e monitoramento de pressão sanguínea para hipertensão.
Há boatos de que um novo Apple Watch SE 3 estaria em desenvolvimento com telas maiores em opções de 41 mm e 45 mm, possivelmente reutilizando o corpo do Watch Series 8 ou Series 9.
A estreia de um novo Apple Watch Ultra 3 é pouco esperada para este ano, com um novo modelo chegando ao mercado apenas em 2025.
Para este ano a Apple também cogita o lançamento do AirPods de 4ª geração em duas edições: uma mais barata com design aberto sem Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) e outra mais cara com pontas de silicone e ANC.
Há boatos de que um novo AirPods Max de 2ª geração possa ser apresentado em 2024 com melhor experiência sonora, ANC de alta performance, conchas com maior absorção de ruído e conector USB-C. Apesar disso, não existe previsão de lançamento.
Um novo AirPods Pro de 3ª geração deve ser apresentado apenas em 2025 com recursos mais avançados de som e monitoramento de saúde através do ouvido dos usuários.
Lançamentos ainda desconhecidos
Durante o ano esperamos que a Apple apresente novos modelos de iPad Mini 7 e iPad 11 com processador atualizado e mínimas mudanças em design. Uma data definitiva ainda é desconhecida.
A Apple pode reiniciar o investimento em casa inteligente com novos modelos de HomePod graças à Siri com IA generativa; uma opção com tela de 7 polegadas estaria em desenvolvimento para o início deste ano e outro modelo com funções de Apple TV e câmera FaceTime pode estrear em breve.
Por fim, há boatos cada vez mais sólidos do desenvolvimento do seu primeiro equipamento dobrável: um híbrido de iPad e MacBook com tela de 20 polegadas. O anúncio pode acontecer até o fim de 2024, com o lançamento esperado para meados de 2025.
Apesar da expectativa para a estreia de um iPhone dobrável este ano, a Apple pode priorizar o amadurecimento de tecnologias de tela mais resistentes para evitar danos a médio prazo e se destacar no segmento com funções exclusivas.
[ad_2]