Em uma série especial de três entrevistas com os principais analistas de mercado do setor agrícola do Brasil, o telejornal Rural Notícias, do Canal Rural, se propôs a responder a uma questão: os valores da soja terão uma alta no curto e médio prazo?
O primeiro a participar foi o analista da Cogo Assessoria em Agronegócio, Carlos Cogo. De acordo com ele, apesar da diminuição da produção em algumas áreas devido ao clima, sobretudo em Mato Grosso e no Paraná, ainda se prevê que o Brasil tenha a segunda maior colheita de soja da história.
Além disso, a Argentina, cuja produção tende a ultrapassar as 50 milhões de toneladas, um volume recorde. “Mesmo que, na pior das hipóteses, a colheita brasileira seja de 140 milhões de toneladas, o impacto disso no mercado, nessas circunstâncias, seria extremamente limitado”.
Confira a fala de Cogo na íntegra:
O segundo convidado da série de entrevistas veiculadas no Rural Notícias foi o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari.
Segundo ele, após três anos incomuns, o valor da soja está retornando ao nível normal e o produtor precisa se adaptar a essa nova realidade.
Assista a opinião do especialista:
Oferta e demanda
O mercado de soja está passando por um período de instabilidade, com os valores em declínio devido à grande oferta e à redução da procura global.
Essa é a perspectiva do sócio-diretor da Agrinvest Commodities, Marcos Araújo, o último convidado da série de entrevistas promovida pelo Rural Notícias.
O especialista discutiu o cenário da demanda internacional de soja, indicando um aumento de quase 5% nesta safra em comparação com o ciclo anterior.
Veja as considerações de Araújo: