Android representa um sistema operacional (SO) baseado em Linux, de código aberto, que pertence ao Google e é utilizado em tablets e celulares. O software tem um mascote que é um robozinho verde e é atualmente o SO mais empregado globalmente, superando inclusive o Windows.
O sistema é primariamente desenvolvido pelo Google e está presente em uma vasta gama de celulares, tablets e até em alguns notebooks devido a versões personalizadas.
O que o Android faz?
Este SO é responsável pela aparência que se visualiza na tela do dispositivo, uma vez que disponibiliza elementos fundamentais como a interface gráfica e a capacidade de instalar aplicativos.
Além disso, o Android gerencia vários componentes do dispositivo, como o processador, tela de toque, câmera, áudio e diretórios internos. O acesso à loja online (Play Store, neste caso) para efetuar o download de aplicativos e ao navegador Web também é uma funcionalidade intermediada pelo SO. Em outras palavras, é este sistema que dá vida ao seu telefone, pois sem ele, nada funcionaria de forma integrada.
Por ser um projeto de código aberto disponibilizado por meio do Android Open Source Project (AOSP), o Android é empregado por diversas empresas que adaptam o sistema para criar as suas próprias interfaces — como a One UI da Samsung, a My UX da Motorola, a MIUI da Xiaomi e a Realme UI da Realme.
Origem do Android
O Android não teve origem nas mãos do Google, mas sim de uma empresa chamada Android Inc., no estado da Califórnia, EUA, em outubro de 2003. Os fundadores da iniciativa são quatro indivíduos: Rich Miner, Nick Sears, Chris White e Andy Rubin. Eles criaram a tecnologia inicialmente com o intuito de aprimorar o sistema operacional de câmeras digitais, como Rubin salientou em uma entrevista na Tokyo Game Show de 2013.
Em 2005, o Google adquiriu a Android Inc. e decidiu utilizar o Linux como base do SO. Dessa forma, tornou viável oferecer o projeto para outras desenvolvedoras gratuitamente. O propósito era lucrar com o desenvolvimento de aplicativos para essas companhias, além de disponibilizar outros serviços relacionados ao sistema operacional.
A versão Beta do Android 1.0 foi disponibilizada para desenvolvedores em 5 de novembro de 2007. Quase um ano depois, em setembro de 2008, o telefone T-Mobile G1 — primeiro celular com Android da história — foi anunciado. O celular começou a ser comercializado em outubro do mesmo ano nos Estados Unidos.
A partir desse momento, o sistema operacional da Gigante de Buscas passou a integrar a maioria dos celulares no mundo. Por esse motivo, o Android se tornou o SO mais utilizado pelas pessoas, ultrapassando o Windows da Microsoft e o iOS da Apple.
Por que é essencial manter o Android atualizado?
Assim como a maioria dos sistemas operacionais, o Android também recebe atualizações frequentes por parte do Google. Manter os updates em dia é um procedimento fundamental para proteger seu aparelho, garantir a privacidade e corrigir falhas.
Outro ponto é que, com o passar do tempo, diversos aplicativos podem não mais funcionar em uma versão do Android mais antiga. Isso quer dizer que se você deixar de atualizar seus dispositivos móveis, é capaz de não conseguir usar um app ou que ele tenha inúmeros defeitos.
Por fim, com cada novo update, chegam novos recursos e patches para aumentar a segurança — novidades necessárias para quem usa o celular ou tablet diariamente.