Diego Palacios encontra-se mais uma vez sob os cuidados médicos do Corinthians.
O clube anunciou nesta quarta-feira (19) que o lateral passou por artroscopia no joelho esquerdo para correção de uma lesão crônica de cartilagem. A lesão, conforme comunicado, “foi agravada após um trauma durante um treino”.
“A operação foi realizada no Hospital São Luiz do Morumbi sob a supervisão do Dr. Joaquim Grava e do Dr. Daniel Rosales, médico equatoriano que acompanha Palacios desde os 15 anos de idade do atleta. A cirurgia transcorreu sem complicações e o jogador já se encontra em recuperação no quarto. A alta hospitalar também está prevista para hoje”, informou o Corinthians.
Segundo a Dra. Ana Carolina Ramos e Cortê, responsável pelo departamento médico do Corinthians, a previsão é que Palácios passe quatro semanas sem carga no joelho esquerdo, sem poder apoiar o pé no chão.
“Palácios chegou com uma lesão de cartilagem, que se tornou mais evidente após o jogo contra o São Bernardo, no qual ele sofreu uma torção no joelho e uma lesão no menisco. O tratamento para aquela lesão no menisco foi a menisectomia, que consiste na remoção de parte do menisco”.
“No entanto, com essa remoção, perdemos a função do menisco, que é absorver o impacto no joelho, tornando a cartilagem mais exposta e vulnerável, levando a uma exposição cada vez maior dessa lesão”.
“Com a evolução do quadro, realizamos a reabilitação, o fortalecimento por meio da fisioterapia em conjunto com a preparação física. Conseguimos deixar o Palácios em condições de treinar, porém com o joelho um pouco mais inflamado, com um pouco mais de dor. Conseguíamos controlar bem, até que ele participou de uma sessão de treinamento e foi liberado. Mas em um treino recente, ele sofreu um novo trauma no joelho, agravando ainda mais essa lesão. Entendemos ser o momento de parar, dar um passo atrás, tratar e realizar uma intervenção cirúrgica para corrigir essa lesão”.
“Essa intervenção, tecnicamente conhecida como microfratura, consiste em perfurar levemente a cartilagem para que haja sangramento e inicie o processo de cicatrização. Daqui para frente, é todo um processo até o retorno dele, o qual demanda tempo. Ele terá que passar por um período sem carga total de aproximadamente quatro semanas, sem apoiar o pé no chão. Após isso, seguirá um programa de reabilitação fisioterápica para, em seguida, iniciar o trabalho de preparação física, visando a retornar aos treinos com o grupo”.
O lateral deve ficar afastado dos gramados por entre quatro e cinco meses.
Diego Palacios acumula apenas 45 minutos em campo pelo Corinthians desde janeiro. O equatoriano tem contrato em vigor até dezembro de 2027 com o clube.
Próximos jogos do Corinthians: