[ad_1]
Representantes da oposição criticaram as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, dizimação de judeus promovida pelo governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha.
Em um post no Twitter/X, o senador Sergio Moro (União-PR) reprovou a atitude do líder petista e afirmou que a fala “ofende o povo judeu e prejudica” a reputação do Brasil.
Lula, ao realizar comparações inadequadas, demonstra desconhecimento sobre o holocausto, ofende o povo judeu e mancha, mais uma vez, a imagem do Brasil no exterior. https://t.co/RuNwJaAyHj
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 18, 2024
Neste domingo, 18, Lula voltou a denominar de “genocídio” a ação de Israel em Gaza. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não tem precedentes em nenhum outro momento histórico; aliás, ocorreu, quando Hitler decidiu exterminar os judeus.”
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que Lula inverte a “lógica das coisas para defender o que é equivocado e atacar o correto”.
Lula mais uma vez envergonha o Brasil e ataca Israel e o povo judeu comparando a sua legítima defesa contra os terror1stas do Hamas ao genoc1deo promovido por H1tler contra os judeus. É repugnante a capacidade desse crápula de inverter a lógica das coisas para defender o que é… pic.twitter.com/Oaa3AefWU4
— Carlos Jordy (@carlosjordy) February 18, 2024
Osmar Terra (MDB), deputado federal pelo Rio Grande do Sul, defendeu a atuação de Israel e destacou que o presidente tem uma “narrativa mentirosa”.
É para ficar indignado!Lula acha que “a guerra em Gaza é do exército de Israel contra mulheres e crianças”?!Que narrativa mentirosa.O que ocorre lá é reação ao terrorismo brutal do Hamas, que chacinou famílias indefesas,estuprou,sequestrou e usa mulheres e crianças como escudo! pic.twitter.com/6eVkEKM8sK
— Osmar Terra (@OsmarTerra) February 18, 2024
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que o discurso é uma vergonha e pediu desculpas ao mundo e aos judeus “em nome dos brasileiros”.
Presidente Lula, comparar o HOLOCAUSTO à reação militar de Israel aos ataques terroristas que sofreu é vergonhoso. O holocausto é incomparável e não pode ser naturalizado nunca. Em nome dos brasileiros, pedimos desculpas ao mundo e a todos os judeus. pic.twitter.com/cD8C6mJXjf
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 18, 2024
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, considerou as declarações de Lula “surreais”. “As declarações surreais de Lula comparando Israel a Hitler vão se espalhar pelo mundo ocidental e arruinar de vez a reputação do Brasil. Quando achamos que ele atingiu o fundo do poço da decadência moral, descobrimos que o poço dele não tem fundo”, tuitou neste domingo.
O presidente Lula comparou neste domingo,18, os ataques de Israel em Gaza com o Holocausto. As declarações foram feitas a jornalistas em Adis Abeba, capital da Etiópia.
No sábado 17, Lula participou da 37ª Cúpula da União Africana e afirmou que o momento é “propício” para resgatar tradições humanistas, e que isso implica condenar as agressões dos dois lados no conflito entre Israel e Hamas. O presidente retorna hoje ao Brasil.
[ad_2]