quarta-feira, 9 outubro, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Pode a taurina ser o líquido vital? Reflexões sobre a suplementação | aminoácido | combater o envelhecimento | anti-envelhecimento

    [ad_1]

    Artigo adaptado do inglês, originalmente divulgado pela matriz americana do Epoch Times.

    Ao longo da trajetória, a humanidade — desde governantes até indivíduos comuns — buscou a chave para retardar o envelhecimento. Na sociedade contemporânea, os pesquisadores seguem investigando nutrientes que combatam de maneira eficaz o envelhecimento. Vamos nos aprofundar em um desses nutrientes que podem auxiliar no combate ao envelhecimento: a taurina.

    A taurina, um aminoácido surgido da quebra de proteínas, é encontrado principalmente em alimentos de procedência animal, como carne bovina, frutos do mar e produtos lácteos. Além disso, é um componente frequente em bebidas estimulantes.

    A taurina também pode ser produzida naturalmente no organismo humano. Ela desempenha um papel na geração de energia, auxiliando no processamento de ácidos biliares e na regulação de fluidos, sais e minerais.

    Análises em animais e pessoas acerca da taurina

    À medida que envelhecemos, nosso corpo passa a ter mais dificuldade em reparar danos nas células, tecidos e órgãos, implicando numa redução de nossa capacidade de combater enfermidades. Concomitantemente, os níveis de taurina no organismo diminuem com a idade. Diante disso, os pesquisadores questionaram se aumentar os níveis de taurina no corpo poderia atrasar o envelhecimento.

    Para averiguar o potencial da taurina, os pesquisadores realizaram estudos em animais. Numa pesquisa veiculada na revista Science em 2023, os cientistas administraram taurina a macacos com cerca de 15 anos (equivalente a 45 a 50 anos humanos) por um semestre. Os desfechos mostraram que, comparativamente ao grupo de controle, os macacos que receberam taurina evidenciaram acréscimo da densidade óssea na coluna lombar e nos membros inferiores, uma redução de 19% nos níveis de glicose sanguínea em jejum, e diminuição no peso corporal e na porcentagem de gordura. Adicionalmente, a suplementação de taurina ocasionou aproximadamente 36% e 20% de redução nas concentrações séricas dos marcadores de lesão hepática, aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), respectivamente.

    Esses desfechos indicam que a taurina favorece diversos parâmetros de saúde em primatas não humanos, tais como peso corporal, densidade óssea, glicose sanguínea e saúde hepática. Entretanto, devido ao curto período de observação, o impacto da taurina na expectativa de vida dos macacos não foi analisado, levando os pesquisadores a desenvolverem mais investigações.

    Os pesquisadores então ministraram taurina a ratos de meia-idade aos 14 meses de idade (equivalente a 45 anos humanos) até seus óbitos. Os resultados revelaram que, comparativamente ao grupo de controle, os ratos que receberam taurina viveram mais tempo, com uma extensão de 10% a 12% na expectativa de vida mediana. Tais desfechos indicam que a deficiência de taurina é um elemento decisivo no envelhecimento de ratos e que a suplementação de taurina pode prolongar a longevidade.

    Ademais, observou-se um significativo aprimoramento em outros indicadores de saúde quando comparado com o grupo de controle. Notadamente, a taurina incrementou a força muscular, a coordenação e a densidade óssea em ratos, ao mesmo tempo em que melhorou a memória, reduziu a ansiedade e revitalizou seus sistemas imunológicos.

    A efetividade da taurina em animais também se estende a seres humanos? Uma pesquisa veiculada em Nutrição em 2022 destacou os efeitos antioxidantesda taurina em mulheres de 55 a 70 anos. A redução na capacidade de nossos corpos lidarem com o estresse oxidativo é um fator essencial que dificulta a nossa habilidade de reparar danos físicos e prevenir o envelhecimento.

    O estudo constatou que a administração de taurina pode evitar o decréscimo da enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD), diminuindo, assim, o estresse oxidativo durante o processo de envelhecimento. Essa descoberta apresenta evidências substanciais que respaldam a taurina como um suplemento anti-envelhecimento.

    Quantidade segura para uso de taurina como suplemento

    A taurina não é classificada como um aminoácido indispensável, pois pode ser produzida no organismo humano. No entanto, a produção de taurina demanda aminoácidos essenciais como precursores, o que a torna um aminoácido condicionalmente essencial.

    Diversas pesquisas demonstraram que a ingestão de uma dose regular de taurina é inofensiva. Contudo, o que exatamente constitui uma dose adequada? Em um estudo com seres humanos, os participantes foram orientados a ingerirem 1.500 miligramas de taurina diariamente por 16 semanas, e os resultados indicaram que essa dosagem era segura.

    Entretanto, não há um parâmetro universal para a quantidade adequada de taurina. De modo geral, um indivíduo saudável pode complementar com 30 miligramas por quilograma de peso corporal por dia, o que implica que uma pessoa com 60 quilogramas pode ingerir 1.800 miligramas de taurina. No entanto, seguir a orientação médica ou a dose recomendada no rótulo do produto ao utilizar suplementos de taurina é aconselhável.

    Considerações ao utilizar taurina como suplemento

    Determinados grupos de pessoas não devem ingerir taurina, incluindo mulheres grávidas ou em período de amamentação, indivíduos com insuficiência cardíaca e aqueles alérgicos à taurina.

    Para a maioria das pessoas, ingerir uma dose regular de taurina é seguro. No entanto, é sempre prudente consultar um profissional de saúde antes de introduzir qualquer novo suplemento nutricional.

    A absorção e o metabolismo da taurina variam entre os indivíduos. A ingestão excessiva de taurina pode acarretar em certos efeitos colaterais, como palpitações, falta de ar, tonturas, rigidez muscular e febre. Questões de visão, como visão turva, visão restrita e dor nos olhos, também podem surgir.

    Para indivíduos em tratamento com outros medicamentos, fique tranquilo, pois a taurina não possui interações graves ou moderadas conhecidas com eles. Todavia, a taurina pode apresentar interações leves com determinados medicamentos. Caso tenha alguma preocupação a respeito dessas interações, discuta com seu médico.

    Ademais, diversos alimentos e bebidas podem conter taurina adicionada. Portanto, ao ingerir suplementos de taurina, esteja atento à sua presença em outros produtos alimentícios.

    Por fim, ao selecionar suplementos, é fundamental observar a origem e a qualidade dos produtos de taurina.

    [ad_2]

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    nuvens dispersas
    21.5 ° C
    21.5 °
    20.4 °
    78 %
    1kmh
    40 %
    qua
    31 °
    qui
    30 °
    sex
    33 °
    sáb
    35 °
    dom
    33 °