[ad_1]
O limite para a entrega do documento de ganhos de organizações e entidades financeiras é até esta quinta-feira, 29. Elas devem encaminhar as informações aos seus colaboradores para a declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2024.
A submissão das declarações do IR inicia em 15 de março e se estende até 31 de maio, conformemente à Receita Federal.
Caso os empregados e prestadores de serviços não recebam o documento de ganhos, é crucial procurar o departamento de recursos humanos ou a chefia da organização. Segundo a Receita, o empregador que não disponibilizar o comprovante dentro do prazo ou enviá-lo com falhas está sujeito a arcar com multa.
Conforme o órgão federal, o montante da multa é de R$ 41,43 e deve ser quitado com prova.
Por que é crucial informar os ganhos para a declaração do Imposto de Renda 2024
Para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2024 é imperativo que o empregador envie o documento de ganhos. O arquivo deve conter a soma dos ganhos recebidos pelo trabalhador em 2023 e o Imposto de Renda retido na fonte no mesmo período.
Contribuintes já podem verificar se irão receber a restituição do Imposto de Renda ainda este mês | Foto: Agência Brasil
No caso das instituições financeiras, o documento de ganhos dos clientes apresenta informações sobre as aplicações financeiras e o saldo em conta. As operadoras de planos de saúde e as instituições de ensino devem fornecer os valores recebidos dos contribuintes. Nesse cenário, para efeitos de dedução do imposto.
Com base nessas documentações, a Receita Federal cruza dados e examina se o contribuinte preencheu as informações com equívocos ou sonegou impostos. Neles, constam os valores obtidos pela pessoa física, todos os tributos pagos ao longo do ano e as contribuições realizadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
[ad_2]