Nesta quinta-feira (29), o Athletic Bilbao venceu mais uma vez o Atlético de Madrid e conquistou uma vaga na grande final da Copa do Rei após vitória por 3 a 0. E no San Mamés, a classificação foi garantida graças a uma performance de destaque dos irmãos Nico e Iñaki Williams, que contribuíram com gols e passes decisivos.
Ainda no primeiro tempo, a dupla de atacantes marcou dois gols. No primeiro, Nico deu assistência para Iñaki, que abriu o placar com um belo chute de primeira. Em seguida, o irmão mais velho retribuiu a assistência e o irmão mais novo, dentro da área, apenas empurrou para o fundo do gol.
Apesar da diferença de 8 anos entre eles, Iñaki, de 28, e Nico, de 21, já atuam juntos na equipe principal do clube basco há algum tempo e foram formados nas categorias de base dos Leones. Mesmo representando Gana e Espanha em diferentes seleções, os irmãos foram destaque na última Copa do Mundo no Qatar.
E os dois irmãos só puderam brilhar em campo graças aos seus pais, os ganeses Maria e Félix Williams, por quem nutrem uma enorme gratidão.
Em busca de uma vida melhor, Maria e Félix enfrentaram uma longa e difícil jornada de Gana até a Espanha. O início foi em um caminhão lotado com 40 pessoas. Depois, o casal teve que atravessar o Deserto do Saara, sem comida ou água, enfrentando temperaturas de 40 a 50 graus – e percorrendo todo o trajeto descalços.
“Eles partiram em um caminhão abarrotado, andaram por dias. Pessoas caíram, foram abandonadas, enterradas. É perigoso: há ladrões, estupros, sofrimento. Alguns são enganados. Traficantes são pagos e depois abandonam as pessoas. Minha mãe disse: ‘Se eu soubesse, teria ficado’. Ela estava grávida, mas não sabia”, relatou Iñaki em entrevista ao jornal The Guardian.
A chegada a Bilbao também foi marcada por dificuldades. Ao chegarem em Melilla, cidade autônoma espanhola localizada ao norte da África, à beira do Mar Mediterrâneo, foram detidos pela polícia. Com a ajuda de um advogado que falava inglês, que os aconselhou a rasgar seus documentos ganeses e se passar por refugiados de guerra da Libéria, conseguiram chegar ao País Basco.
“Eles chegaram a Melilla, foram detidos pela guarda civil. Sem documentos, seriam deportados. Um advogado da Caritas que falava inglês disse: ‘A única saída é dizer que são de um país em guerra’. Rasgaram seus documentos ganeses e disseram ser da Libéria, pedindo asilo político. Graças a ele, chegamos a Bilbao”, complementou Iñaki.
Anos mais tarde, Iñaki e Nico se destacaram no futebol. A gratidão pelos pais continua a guiar a dupla, inclusive em algumas decisões. O irmão mais velho chegou a renunciar a uma oportunidade na seleção espanhola para poder jogar por Gana em nome de Maria e Félix. Além da Copa, o camisa 9 recentemente participou da Copa Africana de Nações pelo país.
Nesta temporada, Iñaki marcou 11 gols e deu 5 assistências em 27 jogos, enquanto Nico fez 6 gols e deu 10 passes decisivos no mesmo número de partidas.
Este artigo foi revisado por Isaias Maia.