[ad_1]
Restando dois meses para a celebração da 89ª versão da Exposição de Zebu, as 2.480 vagas disponíveis para animais no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foram preenchidas.
As matrículas para o acontecimento, que neste ano tem lugar de 27 de abril a 5 de maio de 2024, tiveram início em 29 de janeiro.
“Com a grande demanda por vagas, o Pavilhão Multiuso foi reaberto para abrigar animais durante a Exposição de Zebu, algo que não ocorria há mais de 10 anos. São 460 argolas a mais, o que aumentou a capacidade do Parque Fernando Costa em 20%. Apesar disso, já atingimos a lotação máxima dos espaços”, relata o responsável por Exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.
O responsável pela ABCZ destaca que a matrícula só é validada após o pagamento da taxa, e que o número de matrículas pagas não está necessariamente vinculado ao número de argolas – a colocação de mais de um animal por argola fica a critério da ABCZ, conforme a necessidade.
Conforme a ABCZ, os criadores que ainda não realizaram o pagamento, devem requerer a emissão de boleto, exclusivamente, através do e-mail: [email protected].
Árbitros da Exposição de Zebu
No momento das matrículas, os criadores devem participar do procedimento de escolha dos árbitros para os trabalhos de julgamento.
Para as estirpes gir dupla aptidão, gir leiteiro, nelore, nelore mocho, nelore pelagens, sindi e tabapuã, os julgamentos serão realizados por um árbitro titular e um auxiliar, ambos efetivos e pertencentes ao CJRZ. Os árbitros titulares serão definidos com base nas indicações dos expositores.
Nestes casos, o expositor apontará três árbitros, selecionados em lista oficial disponibilizada pela organização do evento.
A definição será feita por sorteio, em 2 de abril, entre os três árbitros mais apontados pelos expositores, seguindo o ordenamento das estirpes de forma decrescente em função do número de animais inscritos.
Para ordenar as estirpes, será levado em conta o número de matrículas pagas até 1º de abril.
Se necessário, devido à ausência de mais opções disponíveis nas indicações dos expositores, os árbitros serão indicados para sorteio pelo CJRZ.
“Somente serão consideradas as indicações feitas por expositores que matricularam seus animais e cujos valores estejam devidamente quitados até 1º de abril. Criadores que já realizaram as matrículas e não apontaram árbitros, ainda podem voltar na página eletrônica da ABCZ e efetuar o procedimento”, destaca Rodrigo Abdanur.
Já para as estirpes brahman e indubrasil, não haverá indicações.
Árbitros estrangeiros serão convidados, selecionados de comum acordo entre o CJRZ e a respetiva associação promocional da estirpe.
Para a estirpe guzerá e guzerá leiteiro, os árbitros serão definidos pelo CJRZ. Os trabalhos de julgamento dos grupos brahman e brahman a campo serão realizados pelo mesmo árbitro. Os árbitros auxiliares serão definidos pelo CJRZ.
[ad_2]