[ad_1]
Se você tem um pouco mais de 30 anos deve se recordar de uma onda de pavor moral que se espalhou inicialmente nos Estados Unidos em meados dos 1980 e depois atingiu outras regiões nos anos 1990: o “pânico satânico”, que atribuía a livros de literatura de fantasia e ficção científica, jogos de RPG e bandas de metal uma série de crimes e abusos envolvendo supostos rituais satânicos. Esse tema agora é cenário para a revista policial Casas do Impuro, da Image Comics.
Caso você não seja dessa geração, pode ser que tenha visto menções sobre esse período na mais recente temporada de Stranger Things, que também abordou o “pânico satânico” ao acusar o personagem Eddie Munson e seu clube de RPG, o Hellfire Club, de realizar rituais satânicos.
Para ter uma ideia, a banda Kiss, na época, chegou a ser acusada de promover rituais satânicos, e a “prova” disso estaria no próprio nome do grupo: Crianças em Serviço de Satanás. Até mesmo a nossa Xuxa foi acusada de influenciar a garotada, com supostas mensagens demoníacas reveladas quando qualquer um tocasse seus discos do lado contrário em uma vitrola.
Obviamente, nada disso era verdade, mas isso não impediu o imaginário coletivo de criar ainda mais teorias a respeito, o que tornou a onda “pânico satânico” um dos maiores “notícias falsas virais” da época pré-internet, influenciando várias famílias, escolas, igrejas e comunidades, em uma verdadeira “caça às bruxas” às vésperas da virada do século XX.
A Revista de mistério noir
Unholy Houses é produzida por uma dupla bastante conhecida no gênero de mistério policial noir nos quadrinhos. Juntos pela primeira vez em Batman: Gotham Noir, de 2001, o escritor Ed Brubaker e o desenhista Sean Phillips colaboraram em vários outros quadrinhos nas décadas seguintes, com projetos como Criminoso, Fatal, Pulp e Desaparecimento, que deram à dupla quatro quatro Eisner Awards.
“Uma história sobre um agente do FBI da área do crime de culto e uma mulher com um passado ligado ao pânico satânico, que logo se veem atraídos a uma terrível caçada a um assassino insano escondido nas sombras do submundo”, diz a sinopse da primeira prévia distribuída pelo próprio Brubaker nesta semana.
Casas do Impuro estará disponível nas bancas estrangeiras em 13 de agosto.
[ad_2]