O retorno ao Fluminense proporciona uma chance excepcional a Thiago Silva, de ser orientado por alguém que foi seu colega nos primeiros anos de sua trajetória como jogador.
Duas décadas atrás, o então jovem Thiago jogou no Juventude ao lado de Fernando Diniz, que encerrava sua carreira como atleta e se encaminhava para ser treinador.
Agora, o defensor volta às Laranjeiras para se destacar no time de Diniz, técnico que conduziu o Tricolor às inéditas conquistas da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Recopa. Uma experiência única, que Thiago Silva reconhece não ter muita ideia do que esperar.
“É complicado fazer essa análise de fora, porque é um jogo muito distinto de todos os outros, um esquema tático que eu no mínimo nunca havia presenciado antes, distinto de ser analisado”, afirmou o novo camisa 3 tricolor.
“Acredito que seja amplamente treinado, não se trata de entrar em campo e improvisar. Sei o quanto ele se dedica, pois convivi um pouco com ele. Estou muito bem preparado para isso”, assegurou Thiago Silva, que crê se encaixar na filosofia de seu novo treinador.
2
“Sou um jogador altamente técnico e o que ele mais enfatiza é a saída com qualidade. Em minha concepção, é o que melhor sei fazer. Certamente para o torcedor não é tão agradável, surge aquele frio na barriga ao ver a bola passando próxima ao gol, porém se bem treinado, faremos o certo”.
O último jogo de Thiago Silva como atleta do Fluminense ocorreu em dezembro de 2008. Desde então, acostumou-se a atuar em importantes palcos na Europa, defendendo as camisas de Milan, PSG e Chelsea. Ao abordar a adaptação necessária, o zagueiro manifestou preocupação com um aspecto: os gramados.
“Inicialmente, eles (jogadores do Flu) irão me auxiliar muito mais do que eu a eles. Estarei sem ritmo, em um período inativo. Para que eu possa me entrosar, eles precisarão me ajudar consideravelmente. Um ou outro terá que correr por mim (risos), eu indicarei e darei as orientações. Adaptar-me ao futebol brasileiro e aos campos será desafiador, é uma batalha constante pela melhoria do espetáculo. Nada mais justo que um gramado em boas condições para praticar futebol”.
Thiago Silva durante a sua apresentação no Fluminense, no Maracanã Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C.Próximos jogos do Fluminense: