segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    “A mais grave tragédia climática da história do RS”, informa ministro


    O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, declarou nesta sexta-feira (3) que o Rio Grande do Sul atravessa sua mais séria calamidade climática em decorrência dos danos provocados por chuvas intensas. A afirmação foi feita no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC),

    Pimenta enfatizou que essa não é a primeira vez que o estado gaúcho enfrenta uma “enchente histórica” como a ocorrida em 1941, mas ressaltou nunca ter testemunhado nada comparável ao que está ocorrendo desde o último domingo (28) na região.

    “Não presenciei nada similar. Conheço bem o nosso estado. Já encarei diversas situações críticas, dramáticas. Porém, posso garantir a vocês que nunca ocorreu uma enchente como essa. Quem é gaúcho sempre ouviu falar da famosa enchente de 1941, marcante. A presente enchente que estamos enfrentando irá ultrapassar em muito o que aconteceu em nosso estado em 1941”, afirmou.

    O ministro ainda recordou a “grave situação” enfrentada pelos gaúchos em setembro do ano passado. “Esse fenômeno irá superar, em termos de gravidade – e muito. As chuvas continuam. Existe a perspectiva de que esta chuva, em algumas regiões, perdure até o próximo domingo”.

    “Locais encontram-se com escassez de água e alimentos. As ambulâncias não conseguem circular no estado e médicos plantonistas não conseguem chegar nos municípios,” frisou o ministro.

    Segundo Pimenta, a prioridade do governo federal, neste momento, é o resgate das vítimas das enchentes e inundações. “Ainda temos centenas de pessoas isoladas. Logo cedo, ao raiar do dia de hoje, deslocamos praticamente todo o efetivo de helicópteros que possuímos para a região do Vale do Taquari. Trabalharemos com cerca de oito a nove helicópteros ao longo de todo o dia”, revelou.

    Nesta quinta (2), o governo federal também reconheceu que o estado gaúcho se encontra em estado de calamidade pública devido às chuvas intensas. A oficialização da crise possibilita que o estado solicite recursos federais para ações urgentes.

    Informações da Defesa Civil do RS, divulgadas nesta sexta-feira (3), indicam que, até o momento, já foram confirmados 31 óbitos, 56 pessoas feridas e 74 desaparecidas em todo o estado. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 deslocadas, em 235 municípios afetados.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    67 %
    0kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    21 °

    18.218.83.44
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!