quarta-feira, 26 junho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Aparelho telefônico aquecendo? Confira o que realizar (ou não) para resfriá-lo


    Quem não enfrenta com o telefone móvel esquentando, que atire o primeiro carregador. Logo de início é possível imaginar que o uso excessivo do dispositivo possa estar relacionado a essa questão, não é verdade? O telefone móvel como prolongamento do corpo humano é uma realidade e é inegável.

    Dessa forma, da mesma maneira que fazemos (ou deveríamos fazer) com o nosso organismo, manter o telefone móvel em boas condições de uso e seguir recomendações para preservar sua durabilidade, é uma ótima sugestão. Compreenda os motivos pelos quais o telefone móvel fica aquecendo, aquecendo e quando percebemos, já não sabemos como resfriá-lo rapidamente.

    A primeira recomendação é a mais difícil de cumprir, mas a sugestão é utilizar o telefone móvel com moderação. Ok, vamos descartar essa e partir para a ação, antes que a sua mente também já esteja quente tentando solucionar o problema.

    Imagem: Shutterstock

    É comum que os aparelhos telefônicos gerem calor devido às correntes de energia em seus componentes. Contudo, em alguns casos, o telefone móvel pode aquecer em excesso, o que pode acarretar problemas.

    Alguns motivos pelos quais um telefone móvel pode aquecer incluem:

    • Programas em execução em segundo plano
    • Falhas no sistema operacional
    • Falhas em aplicativos ativos
    • Chamadas telefônicas prolongadas
    • Aplicativos que exigem muito do processador
    • Restaurações de sistema a partir de backups
    • Papéis de parede animados em 3D
    • Bateria defeituosa
    • Presença de vírus no dispositivo
    • Bluetooth ativado sem uso
    • Carregamento rápido do telefone móvel
    • Versão desatualizada do sistema operacional
    • Componentes internos com falhas
    • Gravação de vídeos em alta resolução por período prolongado
    • Execução de jogos muito pesados
    • Streaming ativo por horas 

    O que realizar se se telefone móvel está aquecendo:

    Agora que já conhece os prováveis motivos, vamos ver o que você pode realizar para resolvê-los. Aqui estão algumas sugestões para resfriar seu telefone móvel quando ele estiver aquecendo:

    Desligue o telefone móvel

    Desligar o dispositivo por alguns minutos ou ativar o modo Avião por algum tempo, até perceber que ele esfriou, pode ser uma alternativa para resfriá-lo. Isso acontece porque essas ações reduzem o uso de recursos do aparelho, como o processador e a conectividade sem fio, que geram calor durante o funcionamento.

    Mantenha o sistema operacional e os aplicativos atualizados

    Enquanto o dispositivo realiza a atualização do software é normal que ele aqueça. Porém, assim que concluir a atualização e for reiniciado, o telefone móvel deverá começar a esfriar. Além disso, as atualizações podem conter correções para bugs, como o próprio problema de aquecimento.

    Evite utilizar o telefone móvel enquanto ele estiver carregando

    Celular carregando tomada

    Apesar de não ser prejudicial para a bateria, usar o telefone móvel enquanto carrega não é recomendado. O risco está em quem está utilizando o dispositivo, pois a mão é uma fonte de calor que pode alterara faixa adequada para a bateria. Além disso, se uma descarga elétrica ou um raio alterar a corrente elétrica que está sendo enviada para o dispositivo, pode representar algum tipo de risco para quem segura o smartphone.

    Outras repercussões decorrentes do uso do smartphone durante o carregamento são:

    • O carregamento é prolongado
    • O celular se aquece mais
    • O aparelho pode se aquecer ainda mais se estiver realizando atividades mais exigentes, como assistir vídeos ou jogar

    Evite manter muitos aplicativos abertos em segundo plano

    Quando não estão sendo utilizados, os apps abertos tendem a consumir mais bateria e, consequentemente, podem contribuir para o superaquecimento do celular, então é melhor fechá-los. Funções como Bluetooth, dados móveis e GPS consomem muitos recursos, portanto, é recomendável desativá-las quando não estiverem em uso.

    Também em relação ao uso de aplicativos, evite utilizar apps mais exigentes por longos períodos. Eles demandam mais do processador e da memória do celular, como jogos com gráficos avançados ou aplicativos de edição de vídeo, que podem fazer com que o dispositivo esquente mais.

    Isso acontece pois esses aplicativos consomem mais recursos e energia, resultando em mais calor durante o uso. É importante fazer pausas regulares ao usar esses tipos de aplicativos para permitir que o celular resfrie.

    Reduza o brilho da tela ou ative o modo de economia de energia

    Manter a tela do celular com brilho excessivo pode superaquecer os componentes do aparelho. Quanto maior o processamento do celular, mais energia e calor são gerados. Por isso, se você estiver assistindo a um filme ou jogando com a tela no máximo de brilho, o celular irá esquentar.

    Além disso, esse hábito pode ser prejudicial para a visão. Se já passamos muito tempo com os olhos fixos nas telas, um brilho intenso só irá prejudicar ainda mais.

    Retire a capa do celular para auxiliar na dissipação do calor

    Especialmente durante o carregamento, a capa deve ser removida. Retirar a capa enquanto o celular está sendo carregado é uma medida preventiva que ajuda a evitar o superaquecimento. Sem ela, o calor gerado durante o carregamento é dissipado de maneira mais eficaz, mantendo o smartphone dentro da faixa segura de temperatura.

    Além disso, muitas vezes a capa mascara o superaquecimento, o aparelho está esquentando e você não percebe porque a capa bloqueia a saída do calor.

    Evite utilizar carregadores sem procedência

    Carregadores não autênticos podem resultar em aquecimento acima do normal, aumento do tempo médio de carga, redução da vida útil da bateria e até danos aos smartphones, como curtos-circuitos.

    O processo de carregamento aquece o celular, enfraquecendo o desempenho da bateria e podendo danificar também outros componentes do dispositivo. É fundamental ressaltar que os acessórios devem ser originais e/ou de boa qualidade. Isso também se aplica aos cabos.

    Mantenha o celular distante do sol e de fontes de calor

    Celular esquentando demais, saiba se pode colocá-lo dentro da geladeira

    O calor proveniente do sol pode causar danos ao seu smartphone, prejudicando componentes como o exterior de plástico, o cristal líquido da tela LCD e os chips de metal. O superaquecimento da bateria também pode reduzir sua vida útil de forma permanente.

    Outras consequências da exposição ao sol incluem:

    • Distorçãojunto à estética visual, prejuízos aos pontos luminosos e defeitos definitivos na tela
    • Esvaziamento de dados, caso não tenha feito uma cópia de segurança antecipadamente
    • A acumulação da bateria pode aumentar e até explodir, o que pode causar também a ruptura da tela, a divisão da placa ou até mesmo a combustão 

    Para defender o seu smartphone, é necessário evitar deixá-lo exposto ao sol, especialmente por longos espaços de tempo. Se estiver na praia ou em outro local aberto, é possível armazená-lo em uma bolsa ou mochila em um ambiente com sombra.

    Programas para resfriar o smartphone

    Os apps para resfriar o celular podem ser úteis, porém nem sempre são indispensáveis. Eles podem diminuir a temperatura do dispositivo indiretamente, recomendando que você encerre aplicativos que não estão sendo utilizados, mas que continuam consumindo muita memória ou bateria. A sobrecarga de memória, bateria e processamento pode ocasionar o aumento da temperatura dos componentes do celular e o esgotamento da bateria de forma mais rápida. 

    Entretanto, os sistemas Android e iOS já contêm funcionalidades básicas para administrar a bateria e a memória, e, por conseguinte, a temperatura do celular. Normalmente, essas funcionalidades são localizadas na área de “Configurações” ou “Ajustes” de cada sistema. 

    Por exemplo, o app “Resfriador de Smartphone” é capaz de identificar serviços pesados que consomem excessivamente a CPU do dispositivo e encerrar as atividades deles para que não esquentem de forma extrema o smartphone. O software também engloba funções para desocupar a memória RAM do celular e acelerar o sistema operacional.

     Se a adversidade continuar, pode ser aconselhável levar o aparelho a um técnico para averiguar se há algum problema interno. 

    Sugestões adicionais

    Imagem mostra o que pode acontecer quando o celular está esquentando, a bateria pode explodir

    Para evitar obstáculos, é vital:

    • Jamais sufocar o celular durante o carregamento
    • Não deixar o dispositivo debaixo de um travesseiro, cobertor ou mesmo em contato com o seu corpo enquanto estiver ligado à tomada
    • Ao se deitar para dormir, afaste o dispositivo de você e de materiais inflamáveis
    • Vigiar se a bateria está aquecendo mais e por um período maior do que o habitual durante o carregamento
    • Se notar uma deformação, que ela está inflada, muita cautela. Precisa buscar revisão, pois ela pode explodir 



    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu pouco nublado
    14.5 ° C
    14.5 °
    14.5 °
    77 %
    1kmh
    20 %
    qua
    28 °
    qui
    29 °
    sex
    29 °
    sáb
    30 °
    dom
    23 °

    3.149.249.211
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!