segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Associações do comércio e de serviços apoiam pagamento parcelado sem acréscimo de juros

     

    Um conjunto de 11 entidades ligadas aos segmentos do comércio e dos serviços irá lançar, nesta terça-feira, 21, uma iniciativa para defender a possibilidade de parcelamento de compras no cartão de crédito sem a incidência de juros.

    Intitulado de Parcelo Sim, o movimento prevê ações de comunicação e busca por apoio à proposta.

    Entre as associações participantes estão a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio-SP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    Pagamento parcelado

    Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que 90% dos varejistas oferecem o parcelamento sem juros. Uma pesquisa do Datafolha revelou que 75% dos brasileiros usufruem desse tipo de pagamento.

    De acordo com o grupo, caso haja a cobrança de taxas nessa modalidade, 42% dos consumidores provavelmente reduzirão seus gastos pela metade.

    As entidades enfatizaram que o movimento não possui cunho partidário, mas almeja sensibilizar as autoridades dos poderes Executivo e Legislativo para impedir o que consideram como “exploração” por parte dos grandes bancos aos comerciantes e consumidores, conforme comunicado.

    Debates entre entidades e instituições financeiras

    O setor do comércio e de serviços defende a manutenção do parcelamento sem juros na forma atual, sem regulamentação quanto ao número máximo de parcelas.

    Por outro lado, as grandes instituições bancárias desejam impor limites a essa modalidade de modo a reduzir os juros do crédito rotativo, no qual se enquadram os clientes que não quitam a fatura do cartão.
    O debate entre as duas posições tem ocorrido em meio às ações do governo, do setor financeiro e do Banco Central (BC) no sentido de reduzir os juros do crédito rotativo, que ultrapassam os 400% ao ano.

    O BC chegou a sugerir um limite de 12 parcelas para o parcelamento, o que foi considerado insuficiente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e como anticoncorrencial por fintechs, maquininhas independentes e pelo comércio.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.14.251.179
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!