segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Avança PL que pune quem comercializa medicamento para interrupção de gravidez

     

    A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a proposta de lei que estabelece pena de até 20 anos de reclusão para aqueles que comercializarem medicamentos com a intenção de induzir o aborto. Atualmente, o Código Penal prevê detenção de dez a 15 anos para quem falsifica, corrompe ou adultera medicamentos com essa finalidade.

    Além disso, o projeto, apresentado pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR), também prevê multa para quem fizer promoção desse tipo de medicamento. O valor será de dez vezes o mínimo estabelecido para infrações sanitárias. Atualmente, de acordo com a Lei de Infrações Sanitárias, a menor multa é de R$ 2 mil. Dessa forma, a multa para a publicidade de medicamentos para indução de aborto será de R$ 20 mil.

    “A punição para quem comercializa substâncias abortivas em nosso país precisa ser mais rigorosa”, declara Barros, em trecho da proposta. “Isso é especialmente relevante ao considerar a facilidade de venda desses medicamentos pela internet.”

    Durante a tramitação na Comissão de Comunicação da Câmara, o relator da iniciativa, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), fez pequenas alterações no texto. Algumas das modificações incluem:

    • substituição da expressão “remédios abortivos” por “medicamentos com a finalidade de induzir abortos”;
    • e extensão das penalidades destinadas à comercialização aos meios eletrônicos.

    Portanto, as redes sociais e as plataformas de comércio eletrônico serão obrigadas a proibir esse tipo de venda. Caso contrário, serão penalizadas.

    Projeto sobre punição a quem vende medicamento para induzir aborto será avaliado por outras comissões da Câmara

    A proposta ainda será avaliada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania de forma conclusiva. Ou seja, terá validade de votação em plenário se houver consenso entre as comissões e não houver recurso.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    3.149.247.26
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!