segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Avanços em crianças diminuíram durante a pandemia da COVID-19, conclui pesquisa | progresso das crianças afetado na pandemia | estudo


    Artigo traduzido e adaptado do inglês, originalmente divulgado pela sede americana do Epoch Times.

    Uma análise recente publicada por estudiosos da Johns Hopkins constatou quedas moderadas nos avanços do desenvolvimento entre crianças pequenas nos Estados Unidos durante a pandemia da COVID-19.

    O estudo, publicado em 22 de abril no JAMA Pediatrics, analisou informações de mais de 50.000 crianças, incluindo bebês e crianças de até 5 anos de idade, para averiguar se a pandemia prejudicou seus avanços de desenvolvimento em cinco áreas. Tais áreas abrangiam linguagem e comunicação, solução de problemas, habilidades motoras amplas, habilidades motoras finas e comportamentos pessoais-sociais.

    Os estudiosos utilizaram o Questionário de Idades e Estágios (ASQ) da Academia Americana de Pediatria para avaliar a evolução do desenvolvimento de crianças de 1 a 66 meses. Nas consultas de atenção primária, eles formularam seis perguntas em cada uma das cinco áreas principais de desenvolvimento para analisar o avanço da criança.

    Cada indagação respondida por um cuidador foi classificada como “sim”, “às vezes” ou “ainda não”, sendo que os respondentes foram instruídos a compartilhar eventuais preocupações ou inquietações em relação ao comportamento da criança. A pontuação definia se uma criança estava evoluindo de maneira convencional ou se precisava ser encaminhada para serviços de intervenção precoce.

    A pesquisa contou com 29.277 crianças com ASQs apenas durante o período pré-pandêmico, 1.657 com ASQs durante os períodos pré-pandêmico e de interrupção, e 19.271 crianças com ASQs antes e durante os períodos pré-pandêmico e intra-pandêmico.

    Resultados do estudo

    O estudo revelou decréscimos significativos específicos de idade nos contextos de comunicação, solução de problemas e pessoais-sociais do pré-pandêmico para o intra-pandêmico, com habilidades de comunicação despertando a maior preocupação entre os cuidadores e habilidades motoras amplas abrangendo a menor inquietação.

    As pontuações de comunicação diminuíram cerca de 3%, e as pontuações pessoais-sociais e de solução de problemas decresceram aproximadamente 2%, o que acarretaria em uma média nacional de aproximadamente 1.500 encaminhamentos adicionais mensais para serviços em comparação ao nível de referência.

    As pontuações motoras finas e amplas permaneceram constantes entre os períodos pré-pandêmico e intra-pandêmico, entretanto as pontuações motoras amplas diminuíram no período de interrupção em relação ao período pré-pandêmico. Inclusive, embora tenha ocorrido quedas semelhantes nas pontuações de comunicação e solução de problemas entre os bebês, não houve alterações nas pontuações pessoais-sociais.

    Apesar dos resultados, os autores concluíram que as modificações na triagem de desenvolvimento eram apenas moderadas e se demonstraram reconfortantes a curto prazo, porém “poderiam sobrecarregar uma infraestrutura de pediatria comportamental do desenvolvimento já sobrecarregada.”

    Outras pesquisas apontam impacto negativo no desenvolvimento infantil

    Embora os registros

    Embora estejam restritos, outras pesquisas identificaram que crianças pequenas foram afetadas negativamente pela reação à pandemia e pela interrupção de locais que normalmente frequentariam em seus primeiros anos.

    Em uma pesquisa de dezembro de 2023 divulgada no JAMA Pediatrics, especialistas que utilizaram o mesmo ASQ do estudo recente na mesma publicação constataram que fatores locais, familiares e infantis impactados pela pandemia contribuíram para atrasos no desenvolvimento sócio-emocional de crianças pequenas, especialmente nos primeiros meses de vida.

    Em uma pesquisa anterior de agosto de 2022 publicada na medRxiv, cientistas identificaram uma redução notável no desempenho cognitivo entre bebês nascidos durante a pandemia da COVID-19. Os pesquisadores analisaram pontuações gerais de cognição infantil em 2020 e 2021 e as contrastaram com as pontuações pré-pandêmicas de crianças nascidas entre 2011 e 2019. Eles constataram que crianças nascidas por volta de 2020 tiveram uma queda média de 27 a 37 pontos e um desempenho cognitivo verbal, motor e geral significativamente inferior em comparação com crianças nascidas antes do surto.

    “Os resultados ressaltam que mesmo sem uma infecção direta pelo SARS-CoV-2 e pela COVID-19, as mudanças ambientais decorrentes da pandemia de COVID-19 estão impactando consideravelmente e de forma negativa o desenvolvimento infantil”, afirmaram os autores.

    Em um artigo opinativo de junho de 2023 no Pediatric Research, pesquisadores destacaram que a pandemia da COVID-19 teve “efeitos indiretos consideráveis” em diversas áreas do desenvolvimento infantil, incluindo preparação para a escola, desempenho educacional, habilidades sociais e saúde mental. Notavelmente, a habilidade de escrita à mão foi afetada negativamente porque as crianças tiveram menos chances de praticar leitura e escrita em papel.

    Uma pesquisa preliminar divulgada em maio de 2022 pelo Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social indicou que crianças de 4 e 5 anos apresentaram menor probabilidade de alcançar os níveis esperados de desenvolvimento em 2021 em comparação com o período anterior à pandemia, quando as mesmas crianças teriam entre 3 e 4 anos.

    Dados coletados como parte da pesquisa envolvendo 94 escolas, 1.105 famílias e 3.253 crianças apontaram que pais e escolas notaram que as crianças foram prejudicadas no bem-estar emocional, no desenvolvimento da comunicação e linguagem, assim como nas habilidades de leitura e matemática ao ingressar na escola. Mais da metade das escolas relataram que as crianças ainda necessitavam de suporte ao final do ano letivo.

    Ademais, os professores observaram um aumento em questões comportamentais, como mordidas, agressões e dificuldade em compartilhar entre essas mesmas crianças.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    59 %
    1.5kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    20 °

    18.220.2.183
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!