segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Campeonato Nacional 2024: o que o Palpitômetro ESPN acertou e errou (feio) em 2023

    O Torneio Nacional de 2024 terá seu início neste fim de semana, com quatro partidas no sábado (13) e outras seis no domingo (14). E após a divulgação da Palpitômetro ESPN, que indicou o Flamengo como grande favorito ao título, é o momento de analisarmos a previsão e o desfecho da competição em 2023.

    Foram diversos e importantes os acertos no geral das previsões do ano passado, mas também houve muitos equívocos, alguns bastante vexatórios.

    Não sabe o que é o Palpitômetro ESPN? Nós explicamos: o site ESPN.com.br reúne anualmente uma equipe de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do Torneio Nacional antes do início do mesmo com base em suas avaliações de cada clube, levando em consideração fatores como poder financeiro (pois há janela de transferências no meio do ano), qualidade do time e elenco, continuidade do trabalho da equipe técnica, organização, desempenho em campo no ano até o momento, entre outros.

    Em 2023, a projeção foi feita em 15 de abril. E dois palpites se destacaram: o Palmeiras sendo o campeão para 14 dos 20 participantes e o Santos sendo rebaixado pela primeira vez em sua história. Ambas as previsões se concretizaram em dezembro, com o time alviverde conquistando o troféu e o alvinegro sendo rebaixado para a Série B – confira a classificação final.

    Outro acerto do Palpitômetro ESPN no ano passado foi ter previsto três dos quatro clubes no Top 4 (Palmeiras em primeiro, Atlético-MG em quarto e Flamengo em terceiro), embora a ordem final tenha sido diferente no caso dos times mineiro e carioca. O Fluminense foi o erro (previsto como vice-campeão, o vencedor da Copa Libertadores nacional acabou em sétimo lugar) – O Grêmio foi o segundo.

    Outro grande acerto foi na parte de baixo da tabela: a previsão apontou Santos, Coritiba, Cuiabá e Goiás, nessa ordem, como rebaixados, e somente o time do Centro-Oeste escapou da queda (terminou em 12º) – o América-MG foi outro rebaixado para a segunda divisão.

    1

    A equipe mineira, aliás, foi um dos grandes erros da última Palpitômetro ESPN, já que foi prevista como 12ª colocada, mas terminou na última posição, ou seja, uma diferença de oito lugares.

    Pior ainda foi em relação ao Botafogo. A previsão apontou o clube alvinegro em 14º na tabela, mas o time surpreendeu e liderou o Torneio Nacional por 31 das 38 rodadas, um período de sete meses. No fim, perdeu forças, é verdade, o time foi caindo e terminou em quinto lugar. Ainda assim, nove posições à frente do que havia sido projetado.

    Por fim, outro erro que merece destaque foi em relação ao Grêmio. Mesmo retornando da Série B, o clube foi previsto para terminar o campeonato em sétimo lugar, mas foi ainda além: finalizou em segundo, a apenas 2 pontos do Palmeiras (68 a 70).

    Torneio Nacional de 2023: o Palmeiras, de Abel Ferreira (à esq.), campeão, e o Santos, então de Marcos Leonardo (à dir.), rebaixado Fotos: Getty Images e Agif / Montagem: ESPN

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    18.219.75.171
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!