segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Confira 14 atletas que asseguraram um lugar na Série A em 2024

    No passado final de semana, os dois últimos times que conquistaram o acesso da Primeira Divisão B para a Primeira Divisão A foram definidos. Com Vitória e Criciúma assegurando suas posições, Juventude e Atlético-GO conquistaram o segundo e quarto lugar, respectivamente, e estão de volta à elite do futebol nacional.

    Como de praxe, os quatro times promovidos contam com jogadores de renome, atletas que conquistaram títulos no passado em outros times e possuem uma longa carreira de destaque, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

    São atletas com passagens por clubes de maior relevância, tanto no Brasil quanto no exterior, variedade de títulos, convocações para a seleção nacional e até participação em uma Eurocopa. Elaboramos uma lista com alguns nomes que irão reavivar sua memória.

    1 – Léo Gamalho, do Vitória
    Avançado, 37 anos

    Origem de Porto Alegre, o jogador mais experiente da lista é um andarilho do futebol com passagens por mais de 20 clubes, incluindo Internacional (onde foi revelado em 2005), Botafogo, Ceará, Bahia, Goiás, Coritiba, no Brasil, e Shenyang Dongjin-CHI, Shanghai Zobon-CHI, Nacional-URU, Pohang Steelers-COR e Al-Khor-QAT, no estrangeiro. Verdadeiro centroavante e carinhosamente chamado de “Ibrahimovic do Nordeste”, ele sempre marca seus golos. Em 2023, disputou 35 jogos pelo Vitória no Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Primeira Divisão B, tendo marcado 12 golos e providenciado duas assistências. Possui pelo menos seis títulos estaduais, mas o da segunda divisão este ano é um dos mais importantes em sua carreira.

    2 – Giovanni Augusto, do Vitória
    Médio, 34 anos

    Natural de Belém, no Pará, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Paysandu (onde jogou com Paulo Henrique Ganso) e Atlético-MG, tendo se profissionalizado no clube mineiro, com o qual esteve vinculado até 2016. Durante este período longo, passou por vários clubes por empréstimo, incluindo Náutico, Goiás e Figueirense. No clube catarinense, marcou o golo da vitória sobre o Corinthians em 18 de maio de 2014, pelo Campeonato Brasileiro, no que foi o primeiro golo do estádio em Itaquera, que foi utilizado posteriormente na Copa do Mundo do mesmo ano. Em janeiro de 2016, assinou um contrato de quatro anos com o clube paulista, onde conquistou o Brasileirão de 2017. A partir de 2018, representou o Vasco e o Goiás por empréstimo, e também o Coritiba, Mazatlán-MEX e Guarani, o último clube em que jogou até abril deste ano, quando foi contratado pelo Vitória, disputando 20 jogos (todos pela Primeira Divisão B), marcando um golo e providenciando uma assistência.

    3 – Osvaldo, do Vitória
    Avançado, 36 anos

    Provindo de Fortaleza, ele iniciou sua carreira no Fortaleza e se destacou especialmente na Primeira Divisão B de 2008, chamando a atenção do futebol internacional. No ano seguinte, foi transferido para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes, tendo a sua primeira experiência no exterior. Foi emprestado ao Braga, de Portugal, e regressou depois ao futebol brasileiro para representar o Ceará em 2011. Uma boa temporada no Vozão levou a outra transferência de peso, desta vez para o São Paulo, clube pelo qual ‘Cristiano Osvaldo’ representou por dois anos e foi campeão da CONMEBOL Sul-Americana em 2012. Em 2015, voltou ao cenário internacional para jogar noutro Al-Ahli, desta vez no Qatar, mas regressou no mesmo ano ao Brasil para representar o Fluminense. Nos anos seguintes, passou por Sport, Fortaleza, Buriram United-TAI e CSA antes de chegar ao Vitória, onde teve um grande desempenho. Na atual temporada, marcou 8 golos e fez 10 assistências em 50 jogos, sendo decisivo para a promoção do Leão.

    4 – Wellington Nem, do Vitória
    Avançado, 31 anos

    O jogador carioca apareceu de forma meteórica no Fluminense, tendo chegado à equipa principal em 2011. No ano seguinte, após um breve empréstimo ao Figueirense, foi extremamente importante para a equipa, contribuindo para as conquistas do Campeonato Carioca e do Brasileirão desse ano. Na metade de 2013, foi transferido para o Shakhtar Donestk-UCR por R$ 25 milhões, partindo para a sua primeira aventura no exterior. Durante o seu contrato com os ucranianos, regressou ao Brasil em duas ocasiões por empréstimo, representando o São Paulo e tendo uma segunda passagem pelo Fluminense. Depois de deixar o Shakhtar, em 2021, assinou pelo Fortaleza, representando posteriormente o Cruzeiro e o Arouca-POR antes de firmar contrato com o Vitória, em fevereiro deste ano. Alternando entre titularidade e suplência, teve um papel importante na excelente campanha do Leão para voltar à elite, tendo marcado 2 golos e providenciado 3 assistências em 30 jogos até ao momento na temporada (pela Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Primeira Divisão B).

    5 – Zeca, do Vitória
    Lateral – 29 anos

    Apesar de ainda não ter alcançado os 30 anos, o jogador paranaense de Paranavaí possui uma extensa carreira no futebol profissional. Com início de carreira no Santos, Zeca destacou-se inicialmente por ser um atleta ambidestro, com a capacidade de atuar nas duas laterais. No clube paulista, o jovem foi peça importante nos bicampeonatos paulistas em 2015 e 2016. O jogador representou ainda o Internacional, o Bahia, arquirrival do Vitória, e chegou a jogar nos Estados Unidos no Houston Dynamo antes de regressar ao Brasil e representar o Vitória. Zeca fez parte da inédita medalha de ouro, conquistada pela seleção olímpica, nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Ao todo, o lateral disputou 40 partidas pelo Vitória em 2023, marcando 2 golos e providenciando 4 assistências.

    6 – Alan Ruschel, do Juventude
    Lateral, 34 anos

    Originário de Nova Hartz, Alan Ruschel foi revelado pelo próprio Juventude e passou pelo futebol local no início da sua carreira antes de chegar à Chapecoense, em 2013. Mais tarde, o jogador transferiu-se para o Internacional, mas foi emprestado ao Athletico-PR antes de voltar à Chapecoense. Durante a sua passagem pelo clube catarinense, Alan Ruschel sobreviveu a uma das maiores tragédias da história do futebol mundial, o acidente aéreo do clube, que resultou em 71 mortes, em 2016. Após o ocorrido, o lateral permaneceu no clube até se juntar ao Goiás, em 2019. Ruschel representou ainda o Cruzeiro, o América-MG e o Londrina antes de regressar ao Juventude. Titular indiscutível do treinador Thiago Carpini, o jogador realizou 41 partidas em 2023, com 3 golos marcados e duas assistências.

    7 – Nenê, do Juventude
    Médio-atacante, 42 anos

    O “interminável” Nenê, atualmente com 42 anos, tem uma das carreiras mais longas da história do futebol nacional. O Juventude representa nada menos que o 15° clube deste natural de Jundiaí, no estado de São Paulo. Revelado pelo Paulista, clube da sua cidade, o médio-atacante mudou-se para o Palmeiras em 2002, clube pelo qual sofreu um rebaixamento para a Primeira Divisão B nesse ano. Posteriormente, Nenê transferiu-se para o rival Santos e fez parte da equipa que foi vice-campeã da Libertadores em 2003 antes de se transferir para o futebol espanhol, representando Mallorca, Alavés e Celta de Vigo. Depois, Nenê mudou-se para o futebol francês e transferiu-se para o Monaco, clube pelo qual venceu a Ligue 1 de 2012/2013. Após isso, Nenê representou o Al-Gharafa, do Qatar, e também o West Ham. Após vários anos, o médio-atacante regressou ao Brasil para representar o Vasco, com duas passagens entre 2015 e 2023. Durante esse tempo, o jogador representou ainda o São Paulo e o Fluminense. Este ano, Nenê representou o Juventude para ajudar no acesso e desempenhou um papel fundamental. Na Primeira Divisão B disputou 28 jogos, marcou 7 golos e providenciou 7 assistências.

    8 – Geuvânio, do Juventude
    Avançado, 31 anos

    Natural da Ilha das Flores, em Sergipe, o “Caveirinha”, alcunha de Geuvânio, teve um excelente início no Santos, entre 2012 e 2016.O avançado era um dos “amigos” de Neymar durante o período glorioso do time da Vila Belmiro, sendo emprestado à Penapolense em 2013, até que regressou ao Peixe como um dos destaques do título do Campeonato Paulista de 2015. As boas exibições lhe garantiram um contrato no Tianjin Quanjian, na China, clube onde atuou entre 2016 e 2017, até regressar ao Brasil emprestado ao Flamengo. Em 2019, o avançado transferiu-se para o Atlético-MG. Depois, Geuvânio acertou com Athletico-PR e passou por Chapecoense, Náutico e Ituano até chegar ao Juventude, clube em que foi mero coadjuvante na campanha do acesso com apenas duas partidas realizadas na Série B, sem gols ou assistências.

    9 – Marquinhos Gabriel, do Criciúma
    Médio-atacante, 33 anos

    O nativo de Selbach, no Rio Grande do Sul, surgiu como uma grande promessa no Internacional, mas nunca conseguiu afirmar-se, sendo emprestado para Avaí, Sport e Bahia durante o período do seu contrato com o Colorado. Em 2014, foi contratado pelo Palmeiras para o ano do centenário do clube, mas foi rapidamente negociado com o Al Nassr, da Arábia Saudita, no mesmo ano. Em 2015, voltou ao futebol brasileiro e assinou com o Santos, clube onde viveu o melhor momento da sua carreira, conquistando um Paulistão e sendo vice-campeão da Copa do Brasil. Nos anos seguintes, teve passagens com muitos altos e baixos por vários outros clubes importantes, como Corinthians, Cruzeiro, Athletico-PR, Vasco e Goiás, onde estava até ser contratado pelo Criciúma em março deste ano para uma segunda passagem pelo clube (a anterior havia sido em 2022). Teve grande importância na fase inicial da campanha do acesso e acumula 23 partidas (22 pela Série B e 1 pela Copa do Brasil) com a camisola amarela e preta, com 2 golos e 4 assistências.

    10 – Felipe Vizeu, do Criciúma
    Avançado, 26 anos

    Natural de Três Rios, no Rio de Janeiro, o ponta de lança destacou-se como um goleador implacável na formação do Flamengo, sendo promovido à equipa principal em 2016. Na Gávea, teve momentos de destaque, tornando-se uma espécie de ‘talismã’ da equipa, marcando diversos golos em momentos decisivos, principalmente na campanha da Sul-Americana de 2017. No ano seguinte, foi vendido para a Udinese, de Itália, por R$ 20 milhões, e assinou contrato de cinco anos. No entanto, nunca se conseguiu afirmar em Itália e passou seguidamente por vários empréstimos, representando Grêmio, Akhmat Grozny-RUS, Ceará e Yokohama FC-JAP, sendo posteriormente transferido em definitivo para o Sheriff Tiraspol-MOL. Regressou ao Brasil em dezembro de 2022, ao ser contratado pelo Atlético-GO, mas rescindiu com o Dragão já em abril de 2023. De seguida, assinou pelo Criciúma, fazendo parte da campanha do acesso na Série B e participando em 27 partidas, com 6 golos e 1 assistência.

    11 – Eder, do Criciúma
    Avançado, 36 anos

    Natural de Lauro Müller, em Santa Catarina, Eder teve uma carreira peculiar. Ele surgiu bem no Criciúma, em 2004, mas acabou transferido para o Empoli-ITA já no ano seguinte. Com isto, fez praticamente toda a sua carreira profissional no futebol italiano, representando equipas como Frosinone, Brescia e Cesena até chegar à Sampdoria, equipa pela qual explodiu de vez. Em 2015, o avançado estava a atuar em nível altíssimo e acabou sendo convocado para a seleção da Itália, devido à posse de passaporte comunitário. Em 2016, foi inclusive convocado pela Azzurra para a disputa do Euro, marcando um importante golo contra a Suécia na fase de grupos. Quase ao mesmo tempo, acertou também a transferência para a Inter de Milão, tendo a oportunidade de representar um dos maiores clubes do mundo. Em 2018, transferiu-se para o Jiangsu Suning, da China, e regressou ao futebol brasileiro em 2021 ao assinar pelo São Paulo. Teve uma passagem repleta de lesões no Morumbi e cogitou terminar a carreira, mas acabou aceitando uma ‘última dança’ pelo Criciúma, que o revelou, e não desiludiu. Vem realizando uma excelente temporada, com 11 golos e 4 assistências em 37 partidas (pelo Catarinense, Copa do Brasil e Série B), sendo extremamente decisivo para o acesso à Série A.

    12 – Marcelo Hermes, do Criciúma
    Lateral-esquerdo, 28 anos

    Também natural do Rio Grande do Sul, mas de Sarandi, o atleta fez a maior parte da sua formação no Grêmio, onde fez a estreia como profissional em 2015. Mesmo sem jamais ter-se afirmado como titular, mas ainda visto como uma promessa, assinou por cinco anos e meio com o Benfica-POR em janeiro de 2017. Não chegou a fazer dez partidas pelo clube e foi emprestado ao Cruzeiro em janeiro do ano seguinte, com o time mineiro a contratá-lo em definitivo no primeiro mês de 2019. Passou ainda por Goiás, Marítimo-POR e Ponte Preta até chegar ao Criciúma, em fevereiro de 2022. Este ano, acumula 54 partidas com a camisola da equipa pelo Catarinense, Copa do Brasil e Série B, tendo feito um golo e distribuído seis assistências.

    13 – Neílton, do Criciúma
    Avançado, 29 anos

    Natural de Nanuque, o jogador tornou-se profissional em 2013 vindo da formação do Santos e foi visto como um jovem promissor, especialmente devido à velocidade e à técnica. Não surpreendentemente, o Cruzeiro contratou-o no meio de 2014 com um vínculo de quatro anos, período em que não se afirmou (apesar de fazer parte do grupo campeão do Brasileiro daquele ano) e passou por empréstimo pelo Botafogo (campeão da Série B em 2015) e pelo São Paulo (campeão da Florida Cup em 2017). Esteve no Vitória, no Internacional, no Hatta-EAU, no Coritiba, no Sport e começou 2023 no Guarani, onde ficou até julho, quando foi contratado pelo Criciúma – fez três partidas pela equipa na segunda divisão, sem marcar golos nem dar assistências.

    14 – Shaylon, do Atlético-GO
    Médio-atacante, 26 anos

    Natural de Modelo, em Santa Catarina, Shaylon iniciou a sua carreira na Chapecoense, clube pelo qual esteve entre 2013 e 2015, quando o São Paulo o contratou por empréstimo, com a expectativa de que o atleta brilhasse no time do Morumbi. No entanto, entre idas e vindas para Chapecoense, Bahia e Goiás, Shaylon pouco conseguiu fazer até chegar ao Atlético-GO, em 2022. Neste ano, o atleta foi um dos grandes nomes do Dragão. Em 2023, o médio realizou 53 partidas, com 9 golos marcados e 13 assistências concedidas.

     

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    76 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    18.224.58.159
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!