domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Covid | Imunizante em spray promete maior proteção que a convencional


    As vacinas contra a covid-19 continuam sendo cruciais, especialmente diante da propagação de novas variantes do coronavírus, como a JN.1. Contudo, isso não implica que elas necessitem ser idênticas às utilizadas no início da pandemia. Em busca de inovação e aprimoramento, cientistas pretendem criar um imunizante em formato de spray nasal, com a capacidade de proporcionar uma imunidade ainda mais duradoura em comparação com as fórmulas aplicadas com agulhas.

    Há anos, equipes de pesquisa buscam desenvolver essa tão aguardada vacina envasada na forma de um spray nasal, de aplicação extremamente simples e prática. Nesse esforço, também estão envolvidos os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e Universidade Duke (EUA). Recentemente, eles divulgaram resultados encorajadores relacionados aos estudos pré-clínicos de uma candidata na revista eBioMedicine.

    Imunizante em spray nasal

    No estudo realizado com roedores, camundongos e hamsters, os cientistas compararam as respostas imunológicas obtidas a partir da administração nasal ou subcutânea (por agulha) de vacinas contra a covid-19. Eles também avaliaram se o uso (ou não) de um adjuvante, substância que intensifica a resposta imunológica, era benéfico.

    Vale destacar que, nos testes com animais, foram comparados os efeitos da vacina aplicada com agulhas, utilizando a tecnologia do RNA mensageiro (mRNA), versus uma vacina intranasal de subunidade. Em outras palavras, esta última contém pequenos fragmentos de proteína presentes na membrana do coronavírus, como a proteína S.

    Resultados preliminares contra covid-19

    Conforme esperado, o imunizante aplicado via spray nasal foi eficaz em desencadear a resposta imunológica nas mucosas nasais — a porta de entrada do vírus da covid-19 —, por meio de anticorpos. Além disso, a vacina conseguiu promover uma forma mais duradoura de resposta imunológica, originada a partir de células T de memória.

    “Nossos dados demonstram que, comparativamente à vacinação subcutânea, a administração intranasal potencializou a resposta de determinadas células do sistema imunológico, conhecidas como células T, o que reduz a gravidade da doença”, afirma Ashley St. John, uma das autoras do estudo, em comunicado. Os adjuvantes também apresentaram resultados positivos.

    Vantagens do novo imunizante

    Na visão dos pesquisadores, isso resultará em uma proteção mais duradoura, o que provavelmente diminuirá a necessidade de doses de reforço em curtos intervalos de tempo.

    Outra vantagem da potencial vacina que estimula as células de defesa na mucosa — algo que os imunizantes tradicionais não realizam — é que, caso consiga bloquear a entrada do vírus na vida real, a probabilidade de o paciente desenvolver um quadro leve ou grave será ainda menor. Em resumo, a eficácia geral tende a aumentar.

    Novos testes contra covid

    No entanto, ainda há um longo percurso até que a promissora vacina em spray nasal esteja disponível no mercado. Afinal, será fundamental testar a formulação em seres humanos, seguindo as três fases adotadas nos estudos clínicos.

    Fonte: eBioMedicine e NUS  

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.145.172.13
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!