segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Decisão judicial em São Paulo nega pedidos urgentes contra transferência de posse da Sabesp

    O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou hoje, 10, dois requerimentos feitos pelo PT e pelo Psol para interromper o processo de lei proposta para transferência de posse da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

    O desembargador Matheus Fontes foi responsável pela decisão desfavorável aos dois pedidos de segurança, protocolados em 8 de dezembro.

    A privatização da empresa é uma das principais metas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pretende aprovar o projeto ainda este ano.

    Oposição à privatização da Sabesp

    As solicitações foram feitas pelos deputados Jorge do Carmo (PT) e Guilherme Cortez (PSOL). O membro do PT solicitou o cancelamento da tramitação urgente do projeto.

    O representante do Psol argumentou que a transferência de posse, feita por meio de projeto de lei, é inconstitucional, uma vez que deveria ser apresentada como Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

    O desembargador considerou em ambos os casos que as questões regulamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) não devem sofrer intervenção da justiça.

    Em relação à suposta inconstitucionalidade da tramitação como projeto de lei, o juiz afirmou que o assunto pode ser avaliado posteriormente pela Justiça, caso o projeto seja aprovado e sancionado.

    O projeto de lei está sob análise nas comissões da Alesp desde 7 de dezembro, visando acelerar o processo de tramitação.

    Uma audiência pública sobre o assunto está agendada para 16 de dezembro, com o objetivo de promover o debate e ouvir diferentes opiniões sobre a transferência de posse da Sabesp.

    Processo de tramitação

    O governo paulista considerou as decisões como “vitórias” do executivo e da Assembleia. A transferência de posse da Sabesp foi uma promessa de campanha de Tarcísio, que enviou o projeto de lei para a Assembleia em 17 de outubro.

    A oposição ao governo, contrária à proposta, é minoria no Legislativo de São Paulo.

    No início da semana, o PT conseguiu adiar a primeira audiência pública na Assembleia para discutir a transferência de posse, conforme estipulado no ritmo desses projetos. O encontro foi remarcado para 16 de dezembro.

    Na quarta-feira 8, os deputados realizaram a primeira reunião conjunta de comissões. Um segundo encontro está previsto para 13 de dezembro.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    3.14.144.5
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!