sexta-feira, 28 junho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Estudiosos encontram mecanismo utilizado por micróbios para ocasionar carcinoma | estudiosos | micróbios ocasionar carcinoma


    As contaminações virais são consideradas uma causa central de entre 10 a 20 por cento dos tumores em todo o mundo, representando uma parte significativa da carga global de carcinoma.

    Uma revelação recente pode ampliar nossa compreensão de como os micróbios ocasionam carcinoma.

    Pesquisadores da Cleveland Clinic identificaram um dos mecanismos que um tipo de micróbio chamado herpesvírus ligado ao sarcoma de Kaposi (KSHV) usa para induzir o carcinoma.

    O estudo, divulgado em fevereiro na Nature Communications, revelou que o micróbio KSHV ativava uma via específica responsável pelo metabolismo celular e pela maneira como as células se desenvolvem e se multiplicam. Utilizando remédios contra o carcinoma de mama aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, eles conseguiram diminuir a replicação do micróbio, interromper o avanço do linfoma e reduzir tumores já existentes em modelos pré-clínicos.

    Jun Zhao, da Cleveland Clinic Florida Research and Innovation Center, que possui doutorado em biologia genética, molecular e celular, é o autor principal do estudo.

    “Nossas revelações têm implicações significativas: os micróbios ocasionam entre 10% e 20% dos tumores em todo o mundo, um número que está em constante crescimento à medida que novas descobertas são feitas. Tratar os tumores induzidos por micróbios com terapias padrão contra o carcinoma pode ajudar a reduzir tumores que já estão presentes, mas não resolve o problema subjacente do micróbio”, explicou o Sr. Zhao em um comunicado de imprensa. “Entender como os patógenos transformam uma célula saudável em uma célula cancerígena revela vulnerabilidades exploráveis e nos permite criar e reutilizar medicamentos já existentes que podem tratar de maneira efetiva neoplasias associadas a micróbios.”

    Herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi

    O herpesvírus relacionado ao sarcoma de Kaposi, também chamado de herpesvírus humano 8 (HHV8), é “Um tipo de micróbio que ocasiona sarcoma de Kaposi (um carcinoma raro no qual lesões se desenvolvem na pele, linfonodos, revestimento da boca, nariz e garganta, e outros tecidos do corpo). O herpesvírus ligado ao sarcoma de Kaposi também ocasiona certos tipos de linfoma (carcinoma que tem início nas células do sistema imunológico)”, segundo o Instituto Nacional do Carcinoma.

    De acordo com o comunicado de imprensa, o herpesvírus ligado ao sarcoma de Kaposi é similar a outros herpesvírus, pois muitas vezes é assintomático e permanece no corpo latente após a infecção primária. No entanto, quando o sistema imunológico se enfraquece ou é comprometido, como ocorre em muitos idosos, receptores de transplantes ou pessoas com HIV ou AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), o micróbio pode se reativar. Nestes grupos imunocomprometidos de alto risco, o micróbio reativado “pode desencadear carcinomas agressivos”.

    As células cancerígenas se replicam rapidamente e reprogramam o metabolismo do corpo para auxiliá-las a crescer e se espalhar. A maioria dos micróbios não produz sua própria energia ou as moléculas de que necessitam e, portanto, sequestram as células do corpo para realizar o trabalho por eles. NoNo entanto, os cientistas perceberam que o vírus KSHV assume o domínio de duas proteínas do hospedeiro (CDK6 e CAD), o que resulta que o vírus se multiplique mais rapidamente e as células proliferem e se difundam de maneira descontrolada.

    A divulgação de imprensa ainda afirma que os tumores induzidos pelo KSHV são “rápidos, agressivos e difíceis de tratar”, além de que estima-se que 10% dos indivíduos na América do Norte e no Norte da Europa, e 50% das pessoas na África tenham o KSHV, embora as estatísticas sejam consideradas muito maiores pois o vírus pode se manifestar sem sintomas e frequentemente passa despercebido.

    Um artigo da Universidade de Pittsburgh sobre o KSHV menciona: “É altamente provável que mais de 95% das pessoas saudáveis infectadas pelo KSHV não tenham sintomas e nunca terão”, e os problemas surgem quando o sistema imune da pessoa fica comprometido.

    Vírus e neoplasia

    Além do KSHV, diversos outros vírus são reconhecidos por induzir neoplasias em seres humanos. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, os seguintes vírus têm potencial de provocar câncer em seres humanos:

    Papilomavírus humano

    Vírus Epstein-Barr

    Vírus da hepatite B e vírus da hepatite C

    Vírus da imunodeficiência humana

    Vírus linfotrópico humano de células T-1

    Poliomavírus do carcinoma de células de Merkel

    A Sociedade Americana de Microbiologia constata que “Os vírus podem levar ao câncer associando-se com proteínas do hospedeiro, proliferando quando o sistema imunológico humano está enfraquecido e sequestrando células humanas proliferativas. Os vírus tumorais humanos são peculiares, pois, ao contrário de outros vírus, infectam suas células hospedeiras, mas não as destroem”. Esse processo capacita os vírus tumorais humanos a iniciar infecções crônicas.

    O grupo de investigação constatou que o emprego de Palbociclib—um fármaco aprovado pela FDA para tratar neoplasias mamárias e que opera bloqueando o CDK6—e uma substância que bloqueia o CAD (as proteínas do hospedeiro que são sequestradas pelo vírus) ocasionou uma diminuição considerável no tamanho do tumor e melhorias nas taxas de sobrevivência das neoplasias em modelos pré-clínicos. Conforme o comunicado de imprensa, “A maioria dos tumores praticamente desapareceu após aproximadamente um mês de tratamento, e os tumores restantes diminuíram em torno de 80%. A sobrevivência aumentou para 100% para linhagens selecionadas de linfoma.”

    Impacto futuro

    Os resultados podem abrir caminho para novas alternativas de tratamento para neoplasias associadas ao KSHV, que englobam sarcoma de Kaposi, linfoma de derrame primário e doença de Castleman multicêntrica relacionada ao HHV8. Além disso, podem eventualmente abranger neoplasias ligadas ao KSHV para outros vírus causadores de câncer utilizando os mesmos ou similares mecanismos.

    Com relação ao significado das descobertas para o porvir, o Sr. Zhao declara: “O metabolismo celular pode ser sequestrado tanto por vírus quanto por cânceres para a patogênese. Investigando esses mecanismos de reprogramação metabólica, buscamos identificar a vulnerabilidade dos vírus oncogênicos e das neoplasias não virais. Estou entusiasmado para ver o que o futuro desta investigação reserva.”

    © Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times em Português 2011-2018

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.2 °
    52 %
    1kmh
    0 %
    sáb
    28 °
    dom
    29 °
    seg
    28 °
    ter
    27 °
    qua
    20 °

    3.139.237.170
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!