segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Grupo da Câmara dá sinal verde para projeto de lei que sanciona quem descarta detritos na via pública

    Uma proposta legislativa (PL) que determina que os planos locais de gestão unificada de resíduos sólidos estabeleçam penalidades para indivíduos e entidades corporativas que dispuserem de lixo nas vias e áreas públicas foi aprovada hoje, 22, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. O projeto prevê a imposição de multa para quem descarta lixo na rua, por exemplo.

    Através de suas próprias normas, o Distrito Federal e os municípios já têm a capacidade de estabelecer penalidades para esse tipo de delito. O que a proposta pode modificar na atual Lei de Resíduos Sólidos é a inclusão clara de sanções nos planos locais, o que, de acordo com o parlamentar federal Kim Kataguiri (União-SP), torna o sistema “unificado”. O deputado de São Paulo é o autor da iniciativa.

    Além disso, o PL estipula que a sanção deve ser proporcional à quantidade de lixo descartado de forma irregular. Os infratores serão responsabilizados civil e administrativamente pelos danos ao meio ambiente. O relator da proposta, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), recomendou a aprovação. Ele afirmou que o descarte inapropriado de lixo vai de encontro a princípios estabelecidos em lei e deve ser combatido.

    Comissão da Câmara: justificativa do PL que prevê multa a quem jogar lixo na rua

    Conforme a justificativa do texto, o descarte inadequado de resíduos prejudica toda a coletividade, pois pode ocasionar problemas como a obstrução de tubulações, o que pode resultar em enchentes durante tempestades intensas. “Além disso, o ato de descartar lixo na rua vai contra o nível mínimo de civilidade”, conclui o relator.

    Agora, a proposta será avaliada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa em caráter conclusivo. Isto é, o projeto é apenas analisado pelas comissões designadas para essa finalidade, dispensando a votação no plenário, a menos que haja recurso para tanto.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    3.16.207.3
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!