segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Incursão cibernética às escovas de dentes é genuína?


    Uma possível situação de ataque de DDoS com uso de três milhões de escovas de dentes automatizadas ganhou destaque na internet quando o periódico suíço Aargauer Zeitung tornou pública essa suposição.

    A firma especializada em segurança cibernética Fortinet deu a entender que uma investida de hackers às escovas de dentes automatizadas poderia ocorrer. Nesse sentido, a invasão se valeria de uma botnet formada por 3 milhões de escovas “sequestradas” e instruídas a acessar o servidor do alvo. Porém, será que essa conjectura é verídica ou foi apenas um grande equívoco de comunicação entre a fonte e o veículo de comunicação? Confira!

    Como teve início a narrativa do ataque cibernético às escovas de dentes?

    Imagem: FamVeld/Shutterstock

    A partir da veiculação da matéria do diário suíço Aargauer Zeitung acerca de um possível ataque de negação de serviço (DDoS) de grandes dimensões contra uma companhia local, no caso a Fortinet, a notícia se difundiu.

    Dessa maneira, o caso foi tema nas redes sociais, gerando bastante repercussão no meio da segurança cibernética. Em decorrência disso, surgiram diversos comentários de indivíduos chocados com a audácia dos invasores. Além disso, alguns chegaram a questionar sobre nossa vulnerabilidade ao usarmos dispositivos conectados.

    No entanto, desde que essa notícia veio à tona, outras empresas já questionavam essa ideia. A Bleeping Computer, por exemplo, trouxe evidências de que os dados sugeriam que a história era falsa. Principalmente porque a empresa que supostamente seria a fonte da matéria, a Fortinet, sequer confirmou a suposição.

    Muito pelo contrário, em um comunicado enviado ao próprio site Bleeping Computer, a Fortinet se defendeu. A firma especializada em segurança cibernética alega ter utilizado o caso apenas como “uma ilustração de um tipo de ataque” durante aquela entrevista e não um ataque concreto “com base em pesquisas”. A Fortinet deixou claro ainda que não identificou atividades de botnets conhecidas envolvendo tais dispositivos de escovas de dentes automatizadas.

    Por qual motivo a notícia do ataque cibernético às escovas de dentes não procede?

    Escova de dentes elétrica
    Imagem: New Africa / Shutterstock

    Como já mencionado, a fonte da notícia foi o diário suíço Aargauer Zeitung, que mencionou a firma de segurança Fortinet em uma matéria que, ao que tudo indica, repercutiu com uma informação incorreta.

    Afinal, a Fortinet afirmou posteriormente nunca ter detectado um ataque desse tipo e que simplesmente mencionou tal suposição como uma possibilidade meramente teórica. Vale ressaltar que um executivo da empresa levantou essa possibilidade durante a entrevista. O que ele não esperava era que essa informação ganharia tamanha repercussão.

    Deste modo, existe a possibilidade de um desencontro de informações devido a algum erro de tradução, interpretação ou comunicação entre o jornal e a Fortinet, o que resultou em uma grande proporção sobre o falso ataque.

    Contudo, o jornalista responsável pela matéria negou queIsso ter ocorrido, mostrando que a narrativa realmente foi apresentada como um exemplo autêntico e analisada pela própria empresa de segurança cibernética.



    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    59 %
    1.5kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    20 °

    18.118.166.161
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!