quarta-feira, 26 junho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Levantamento da Embrapa indica prejuízos na produção leiteira devido ao calor intenso

    Uma análise recente da Embrapa Gado de Leite, em colaboração com o programa de aprimoramento genético da raça girolando, demonstrou que o calor extremo ocasiona perdas significativas na produção leiteira brasileira.

    De acordo com o pesquisador Marcos Vinícius Silva, calcula-se que uma vaca pode excluir até 15 kg de leite por lactação devido ao estresse térmico, o que implica em uma diminuição de 25% na produção.

    Os principais indícios de que um animal está sofrendo com o calor englobam ofegância, acréscimo da frequência cardíaca, salivação intensa e restrição na alimentação. Em situações extremas, o calor pode acarretar na morte do animal.

    Além dos prejuízos na produção de leite, o estresse térmico também influencia a reprodução, prolongando o intervalo entre partos e diminuindo o potencial reprodutivo das vacas.

    O levantamento também demonstrou que raças com maior composição genética zebuína, como o gir e o girolando, são mais resistentes ao calor do que as raças taurinas, como o holandês e o jersey.

    A Embrapa está utilizando os desfechos da análise para elaborar recursos que auxiliem os produtores a identificar os animais mais resistentes ao calor e implementar medidas para diminuir o estresse térmico, como aprimoramentos nas instalações, oferta de água de superior qualidade e sombreamento nas pastagens.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu pouco nublado
    14.5 ° C
    14.5 °
    14.5 °
    77 %
    1kmh
    20 %
    qua
    28 °
    qui
    29 °
    sex
    29 °
    sáb
    30 °
    dom
    23 °

    18.116.10.153
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!