segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Líder da Anatel afirma que carência de soberania do Brasil na internet


    Um dos maiores dilemas enfrentados pelas autoridades em todo o mundo atualmente consiste em combater a propagação de informações falsas e outros delitos na internet. Esta realidade não é distinta no Brasil. De acordo com o dirigente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ausência de soberania do Estado em meios virtuais dificulta essa atuação.

    Alterações na Lei Geral de Telecomunicações

    A afirmação de Carlos Manuel Baigorri foi feita durante audiência pública na Câmara dos Deputados. O presidente da Anatel expôs alguns obstáculos enfrentados pela agência para assegurar o cumprimento de certas decisões judiciais.

    Além disso, ele sugeriu alterações na Lei Geral de Telecomunicações, com o propósito de definir as competências da agência relacionadas às redes sociais. Baigorri também sugeriu aumentar o número de membros do conselho consultivo da agência e solicitou aos parlamentares que ponderassem sobre as limitações do poder público em relação aos ambientes digitais.

    É fundamental repensar qual é a soberania digital do Estado brasileiro. E a Câmara dos Deputados, mais do que qualquer outra instância, pode liderar esse debate, pois, se o Estado brasileiro não consegue fazer cumprir suas decisões no âmbito digital, chega-se logicamente à conclusão de que não há soberania do Estado brasileiro nesse ambiente digital. Creio que esta é uma reflexão que precisamos fazer.

    Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel

    Combater as informações falsas é um grande desafio no Brasil (Imagem: Shutterstock)

    Anatel enfrenta obstáculos para garantir o cumprimento de determinações judiciais

    • Em sua fala, Carlos Manuel Baigorri destacou que hoje há uma completa ausência de responsabilidade das plataformas quanto ao que é divulgado nas mídias sociais ou em plataformas sociais.
    • Segundo ele, isso não estimula a adoção de medidas de moderação e controle.
    • Outro ponto ressaltado pelo presidente da Anatel é a dificuldade de cumprir algumas determinações judiciais, especialmente pelas operadoras de menor porte.
    • A integração de sistemas entre empresas e o Judiciário pode, na visão dele, facilitar o cumprimento de decisões judiciais, em um contexto em que a tendência é de aumento na disseminação de informações falsas.
    • As informações são da Agência Brasil.




    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    67 %
    0kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    21 °

    13.59.103.62
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!