segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Novas Ferramentas Desenvolvidas por Pesquisadoras Auxiliam no Acompanhamento de Plantações

    A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) colaborou na criação de aplicativos para monitorar a demanda por água nas plantações de café e para facilitar a programação de pulverizações em plantações de citros, visando combater o greening, a mais séria e devastadora doença que afeta os citros.

    As pesquisadoras Margarete Volpato (cafeicultura) e Ester Ferreira (citricultura) apresentaram os protótipos durante o evento “Fapemig de Portas Abertas”, promovido pela instituição de fomento em Belo Horizonte.

    Desenvolvido em parceria com a professora da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Vanessa Cristina Oliveira de Souza, o aplicativo Regador tem a finalidade de avaliar o potencial hídrico das plantas de café em uma propriedade ou região específica.

    “O aplicativo mapeia as áreas de café utilizando dados de georreferenciamento e imagens de satélite para determinar se as plantas estão ou não sofrendo com a falta de água. Para isso, utilizamos informações como o Índice de Estado Vegetativo (NDVI)”, explicou Margarete Volpato, pesquisadora da Epamig. Ao usar o aplicativo, o produtor de café pode delimitar sua área de cultivo e obter os dados correspondentes.

    “Uma legenda indica se as plantas estão bem hidratadas ou não. Além disso, é possível identificar discrepâncias no potencial hídrico entre plantas da mesma área, por exemplo, se as plantas no centro estão hidratadas e as das bordas estão com falta de água, o que indica a necessidade de implementar um manejo diferenciado na propriedade. Esse aplicativo tem o propósito de auxiliar os produtores na tomada de decisões”, ressaltou Margarete.

    A pesquisadora acrescentou que o trabalho ainda está em fase acadêmica e não está disponível nas lojas de aplicativos.

    “Estamos realizando testes com o aplicativo em um único município, com resultados promissores, mas ainda precisamos de um servidor para hospedagem e garantia de atualizações constantes, além de recursos para disponibilizá-lo nas lojas de aplicativos”, concluiu.

    Ações contra o greening

    O aplicativo para citros foi desenvolvido pela pesquisadora da Epamig, Ester Ferreira, em colaboração com o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Paulo Afonso Parreira Júnior, e com o estudante de Ciências da Computação, também da Ufla, Gustavo Gabriel Martins, por meio do projeto “Alternativas de manejo para a citricultura em áreas endêmicas de Grenning em Minas Gerais”.

    Ester Ferreira explicou que o nome do aplicativo se originou das iniciais de Tecnologia de Referenciamento, Espacialização e Manejo do Greening (Trem). O objetivo é disponibilizar uma ferramenta que auxilie no manejo do greening e nas ações de pulverização para combater o psilídeo, inseto vetor da doença.

    O greening é uma doença bacteriana incurável que afeta qualquer planta cítrica. Sua presença no Brasil foi identificada em 2004 e o primeiro relato oficial em Minas Gerais ocorreu em 2005.

    As medidas fundamentais para o controle da doença incluem o uso de mudas certificadas e produzidas em viveiro protegido, inspeções periódicas nos pomares para erradicar plantas contaminadas e o controle do psilídeo.

    “O psilídeo é um inseto alado, o que dificulta o combate, pois voa durante a pulverização. Por esse motivo, a recomendação é realizar a pulverização simultânea em um raio de cinco quilômetros, que é a distância máxima que ele consegue voar”, afirmou a pesquisadora.

    “É aí que entra o aplicativo, que atuará na comunicação entre os produtores. O produtor que o utilizar poderá emitir um alerta fitossanitário para outros usuários, informando sobre a pulverização na área, facilitando a realização simultânea e, consequentemente, aumentando a eficácia do manejo”, explicou.

    O protótipo está em fase final de desenvolvimento e deverá ser disponibilizado ao público ainda em 2023. “O aplicativo será hospedado no servidor da Ufla e disponibilizado gratuitamente para os produtores”, concluiu Ester.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    18.222.19.77
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!