domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Óbito de garoto após imunização contra a COVID-19 na Suécia: médico reportado ao Ministério Público

     

    Titti Mattsson afirma que as crianças constituem um grupo especialmente vulnerável devido à sua frequente falta de autonomia. Assim, é crucial que os responsáveis, assim como as crianças mais velhas, recebam informações completas.

    “Quando se trata de consentimento, como indicado neste caso, parece questionável que os critérios tenham sido satisfeitos”, afirma ela.

    “Pode também representar uma situação ainda mais grave – não apenas uma pessoa, mas possivelmente várias, foram expostas a riscos semelhantes devido à ausência de práticas seguras por parte dos profissionais de saúde.”

    Existem regulamentos específicos de responsabilidade para profissionais da saúde. Aqueles que não seguem a Lei do Paciente ou cometem erros de uma natureza específica podem ter sua licença suspensa, seja de forma temporária ou definitiva.

    “Claramente, isso representa uma grande perda para aqueles que não podem continuar trabalhando. Além disso, há também sanções penais em casos mais sérios”, declara Titti Mattsson.

    Henrik Arnell, membro do conselho da Associação Sueca de Pediatria e médico sênior no Hospital Infantil Astrid Lindgren, ressalta que a associação colaborou estreitamente tanto com a Agência Sueca de Produtos Médicos quanto com a Agência de Saúde Pública da Suécia durante a pandemia. Também manteve comunicação diária com colegas na Europa para se manter atualizada.

    As recomendações da associação relativas à vacinação contra a COVID-19 em crianças e adolescentes em grupos de risco especiais a partir dos 12 anos, que estavam em vigor no outono de 2021, afirmavam, entre outras coisas, que a vacinação era recomendada “após terem passado por outro transplante de órgão, em casos individuais após avaliação específica”.

    Henrik Arnell, membro do conselho da Associação Sueca de Pediatria, explica que isso se deve ao fato de que diversos fatores necessitam de consideração em relação à imunização contra a COVID-19 em crianças com transplante.

    “Sendo assim, não era uma obrigatoriedade absoluta que os profissionais de saúde realizassem a vacinação, mas sim que confiassem em seu próprio conhecimento e experiência”, afirma ele.

    Também não era possível determinar quem poderia ser gravemente afetado pela infecção viral em si.

    “Não tínhamos certeza absoluta de que o vírus representava um perigo significativo para este ou aquele grupo. Era um risco real para um grupo muito pequeno, totalizando algumas centenas de crianças”, ressalta ele.

    A associação também estava ciente dos riscos de inflamação cardíaca desde o início. Portanto, no início das imunizações, mantiveram atenção especial a esses efeitos colaterais, junto com a Agência Sueca de Produtos Médicos e a Associação Sueca de Cardiologia Pediátrica.

    “Contudo, houve pouquíssimos casos. A gravidade é maior para aqueles com doença cardíaca grave, doença pulmonar grave e imunodeficiência grave ao serem infectados do que ao serem vacinados. Naquela época, havia um risco mais elevado de inflamação do músculo cardíaco devido à doença do que à vacinação”, afirma ele.

    Muitos países estavam mais adiantados na imunização do que a Suécia. Por isso, Arnell acredita que puderam basear-se amplamente nas experiências de outros países.

    “Penso que acabamos com grupos de risco relativamente restritos e bastante escassos se comparados com a maioria dos outros países ao nosso redor, que adotaram uma visão muito mais abrangente dos grupos de risco.”

    No que diz respeito aos efeitos colaterais a longo prazo, ele afirma que há muita incerteza.

    “Achamos que essas vacinas não acarretarão efeitos a longo prazo, mas francamente não temos certeza. Na área da saúde, devemos manter a humildade e reconhecer que ainda não dispomos de todos os fatos”, conclui ele.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.5 °
    49 %
    1kmh
    0 %
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.145.115.10
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!