domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    opção rentável para a lavra familiar

     

    No município de Jaciara (MT), agricultores se organizaram em torno de uma associação para produzir, beneficiar e comercializar mel. Em algumas propriedades a apicultura já é a maior renda entre as atividades para substanciar o orçamento familiar. Em dois anos, a iniciativa já apresenta bons resultados com o esteio de um curso indispensável na produção de mel, oferecido pelo Serviço Vernáculo de Aprendizagem Rústico (Senar-MT).

    Depois de 28 anos uma vez que representante mercantil e gerente de supermercado, o cultor Antonio Pereira, decidiu ceder essa vida para morar no sítio que possui há 14 anos em Jaciara, região sudeste do estado. Ele conta que até muito pouco tempo a principal natividade de renda era a geração de galinhas semi-caipiras.

    “A maior natividade de renda cá no sítio é a apicultura. Eu creio que se a pessoa trabalhar de forma correta, não precisa de outra operosidade. A apicultura dá uma rentabilidade muito interessante”, comenta.

    Durante o curso, surgiu a teoria de formar uma associação para facilitar os apicultores. Com o esteio do Sindicato Rústico de Jaciara, ele assumiu a presidência da Associação dos Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale). Ela ainda abrange outros três municípios da região.

    Em dois anos associação já possui conquistas

    Mesmo com pouco tempo de conduta, a Apivale possui dois grandes feitios. O quadro de sócios já chegou a aproximadamente 50 apicultores e o outro é a morada do mel. Ela terá capacidade para processar 20 toneladas por mês da cultura.

    A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, conta que a sede pretende dar todo incentivo para que os produtores possam comercializar o mel para todo o estado e eventualmente, para o Brasil. Mostrando que o município é referência na produção de mel.

    O apicultor Mauro Bogado, está desenvolvendo um projeto de apicultura na sua granja de um hectare, próximo a uma dimensão de suplente. A produção de mel em favo, dentro de cubos de acrílico e potes de vidros é um dos pontos que ele pretende desenvolver.

    “Isso acaba agregando valor. A apicultura vem crescendo muito e o produtor tem que estar capaz e ter mente ocasião. Fazer manejo correto e associar valor ao resultado”, finaliza.

    O presidente do Sindicato Rústico de Jaciara, Alberto Chiapinotto, para ajudar nos primeiros passos da Apivale emprestou a matrícula estadual e a conta bancária pessoal para a compra das primeiras 480 colmeias da associação.

    Desde jovem vê na apicultura uma opção sustentável para a pequena propriedade agrícola.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.129.42.198
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!