segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Operação para redução de peso diminui perigo de ocorrências cardíacas e óbito de indivíduos obesos com apneia obstrutiva do descanso | procedimento cirúrgico | excesso de peso | apneia do sonolento


    Artigo convertido e ajustado do inglês, divulgado pela sede americana do Epoch Times.

    Indivíduos que são obesos e padecem de apneia obstrutiva do descanso podem diminuir seus riscos de morte e complicações cardíacas sérias em 10 anos se realizarem cirurgia bariátrica para redução de peso, de acordo com uma nova pesquisa da Cleveland Clinic.

    A cirurgia bariátrica implica alterações cirúrgicas no estômago ou intestinos para auxiliar os sujeitos a perder peso. A pesquisa analisou indivíduos que foram submetidos ao desvio gástrico em Y-de-Roux e gastrectomia vertical. Ambas as intervenções cirúrgicas reduzem o tamanho do estômago para diminuir a ingestão de energia.

    “A pesquisa aponta que a perda de peso alcançada com a cirurgia bariátrica está amplamente relacionada a um risco 42% menor de ocorrências cardiovasculares prejudiciais maiores e 37% menor risco de óbito em pacientes com excesso de peso e apneia obstrutiva do descanso de moderada a grave”, afirmou o Dr. Ali Aminian, o principal pesquisador do estudo, no release de imprensa.

    A apneia obstrutiva do descanso é um distúrbio respiratório frequente que afeta as vias aéreas superiores. Ela ocasiona interrupções na respiração durante o sono, acarretando em qualidade de sono prejudicada.

    A apneia do descanso amplia os riscos de insuficiência cardíaca e enfermidade coronária. Por volta de 70% das pessoas com apneia obstrutiva do descanso são obesas.

    “[Antes do estudo], nenhuma terapia havia demonstrado reduzir o risco de ocorrências cardiovasculares prejudiciais maiores e óbito em pacientes com apneia do descanso”, mencionou o Dr. Steven Niessen, pesquisador líder do estudo.

    Dados do estudo

    Os pesquisadores avaliaram registros eletrônicos de saúde de 13.657 adultos obesos diagnosticados com apneia obstrutiva do descanso moderada a grave entre 2004 e 2018. Pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica foram comparados com aqueles que não passaram pelo procedimento, e acompanhados por até 10 anos.

    Os pesquisadores perceberam que, em comparação com indivíduos obesos com apneia obstrutiva do descanso que não realizaram a cirurgia, os que passaram pelo procedimento tinham um risco 12% menor de sofrer ocorrências cardiovasculares e um risco 4% menor de falecer dentro de 10 anos.

    Os indivíduos que fizeram a cirurgia perderam mais de 33 quilogramas ou cerca de 73 libras, que equivale a cinco vezes a perda de peso do grupo não cirúrgico.

    Os pesquisadores constataram que pacientes não cirúrgicos que reduziram menos de 10% de seu peso corporal tiveram uma taxa maior de ocorrências cardiovasculares.

    No entanto, independentemente de terem realizado a cirurgia ou não, pacientes que diminuíram mais de 10% de seu peso corporal não mostraram diferença estatisticamente significativa na taxa de ocorrências cardiovasculares.

    “Em pacientes escolhidos, a cirurgia bariátrica

    É um tratamento que salva vidas”, mencionou o Dr. Aminian. “A pesquisa indica a existência de uma correlação entre a quantidade de perda de peso e os benefícios cardiovasculares em pacientes com apneia obstrutiva do sono; quanto maior a redução de peso, menor o perigo de complicações cardíacas.”

    Garantia do procedimento

    A cirurgia bariátrica destina-se a indivíduos que enfrentam obesidade e necessitam diminuir o peso corporal, contudo não obtiveram êxito por outras maneiras.

    Ela pode auxiliar as pessoas a perder peso e aprimorar questões de saúde ligadas à obesidade. Todavia, também acarreta riscos para a saúde.

    As complicações imediatas da cirurgia bariátrica abrangem hemorragia excessiva, coágulos sanguíneos, infecções, reações à anestesia, problemas respiratórios, vazamentos no sistema gastrointestinal e, em casos raros, óbito.

    Os perigos a longo prazo da cirurgia bariátrica variam de acordo com o tipo de intervenção cirúrgica.

    O bypass gástrico em Y-de-Roux é uma operação para redução de peso que compreende a formação de uma pequena bolsa a partir do estômago e a união dessa nova bolsa diretamente ao intestino delgado. Esta cirurgia deriva grande parte do estômago e a primeira parcela do intestino delgado.

    Os perigos a longo prazo do bypass gástrico em Y-de-Roux envolvem obstrução intestinal, esvaziamento acelerado do estômago (que pode resultar em diarreia), náusea, cálculos biliares, hérnias, hipoglicemia, desnutrição, aparecimento de orifícios no estômago, úlceras e vômitos.

    Na gastrectomia vertical, cerca de 80% do estômago é extirpado, deixando um estômago em formato de tubo, com o aspecto e dimensão de uma banana.

    Os perigos a longo prazo da gastrectomia vertical incluem obstrução gastrointestinal, hérnias, refluxo ácido agudo, hipoglicemia, desnutrição e vômitos.

    © Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times Brasil 2005-2024

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    59 %
    1.5kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    20 °

    3.145.1.96
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!