domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Presidente Lula felicita pleito argentino sem mencionar Javier Milei

    O mandatário Luiz Inácio Lula da Silva abordou, neste domingo, 19, o triunfo de Javier Milei (A Liberdade Avança) nas eleições argentinas, sem referir-se expressamente ao novo líder do país.

    “A democracia representa a voz do povo, e deve ser sempre respeitada”, declarou o petista no X/Twitter. “Meus cumprimentos às instituições argentinas pela realização do processo eleitoral e ao povo argentino que participou do evento eleitoral de forma organizada e pacífica. Desejo boa sorte e sucesso ao novo governo. A Argentina é uma grande nação e merece todo o nosso respeito. O Brasil estará sempre disponível para colaborar com nossos irmãos argentinos.”

    Milei não era o candidato apoiado pelo chefe do Executivo, que tem preferência pelo peronista Sergio Massa (União pela Pátria), que ficou em segundo lugar na disputa presidencial.

    Com 93,39% das urnas apuradas, Milei tinha 55, 82% dos votos, contra 44,17% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista. A distância surpreende, pois as pesquisas eleitorais indicavam um cenário mais acirrado entre ambos.

    O peronista reconheceu a vitória de Milei antes mesmo de os números serem oficialmente divulgados. “Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”, comunicou Massa a seus seguidores.

    Milei tomará posse em dezembro para um mandato de quatro anos. A vitória ocorre após uma reviravolta no segundo turno, já que Massa foi o mais votado no primeiro.

    Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, da direita, é crítico de “comunistas”

    Triunfo de Javier Milei representa um golpe para esquerda de dentro e de fora da Argentina. Responsável por afastar o peronismo e o kirchnerismo do poder, ele tem uma história de criticar publicamente figuras “progressistas” a nível global.

    Enquanto candidato, o membro da coligação A Liberdade Avança afirmou que romperia vínculos comerciais com o Brasil e com a China.

    Na semana passada, ele rotulou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como “corrupto” e “comunista”. Partido de Lula, o PT formalizou apoio à candidatura do agora derrotado Sergio Massa.

    Como chefe de Estado da Argentina, Milei terá de enfrentar problemas herdados da esquerda. Atualmente, o país registra inflação anual acima dos 140%. Desvalorizado, cada peso equivale, no câmbio oficial, a US$ 362. Indicadores divulgados em setembro revelam que a pobreza tornou-se um desafio para cerca de 40% da população.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.15.10.171
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!