segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Presidente Lula planeja ir à Bolívia após tentativa de golpe militar no país

    A investida de militares na Bolívia pode afetar a programação internacional de Luiz Inácio Lula da Silva. Após sua participação na cúpula do Mercosul em 8 de julho no Paraguai, o líder do Executivo brasileiro pretende se deslocar até a Bolívia para se reunir com o presidente Luis Arce.

    Lula e Arce já se encontraram em março deste ano em Kingstown, São Vicente e Granadinas, durante a VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). O próximo encontro está agendado para depois da tentativa de golpe militar na Bolívia, ocorrida nesta quarta-feira, 26.

    Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil já havia divulgado uma nota repudiando a tentativa de golpe militar na Bolívia. Ressaltou o respaldo de Lula ao atual presidente do país, Luis Arce.

    Além das concordâncias políticas, os presidentes compartilham de uma extensa pauta bilateral. Entre os projetos, destaca-se a construção da ponte conectando Guajará-Mirim (RO), no Brasil, a Guayaramerín, na Bolívia, com previsão para 2027, e a hidrovia Ichilo-Mamoré, facilitando as exportações bolivianas pela região amazônica do Brasil.

    Estão em andamento negociações, a pedido da Bolívia, para que a Petrobras invista na exploração de gás no território boliviano. O governo boliviano também busca uma parceria com o Brasil para explorar suas reservas de lítio, que totalizam aproximadamente 23 milhões de toneladas.

    Militares bloqueiam praça em La Paz, na Bolívia, em tentativa de golpe | Foto: Reprodução/Redes sociais

    Tentativa de golpe militar na Bolívia

    O presidente Arce convocou a população da Bolívia para se mobilizar após denunciar a tentativa de golpe militar com efetivos e veículos blindados postados em frente ao palácio presidencial. Por volta das 16h30 (horário de Brasília), a imprensa local informou a presença de veículos blindados e militares próximos ao governo.

    O general Juan José Zúñiga, líder do motim, chegou ao local em um veículo blindado e armado. Ele afirmou que “a movimentação de todas as unidades militares” tem o intuito de expressar seu descontentamento “com a situação do país”. E declarou que “essa deslealdade não pode ser tolerada”.

    Vídeos nas plataformas digitais exibiram um veículo blindado avançando em direção ao palácio e tentando arrombar uma porta de metal. Após adentrar brevemente o edifício, Zúñiga foi confrontado por Arce, que declarou que não iria “aceitar essa insubordinação”.

    Militares do Exército da Bolívia se retiraram da Praça Murillo no final da tarde desta quarta-feira, 26, após uma tentativa de golpe de Estado pic.twitter.com/Prts7OPYh4

    — Revista Oeste (@revistaoeste) June 26, 2024

    Os militares utilizaram gás lacrimogêneo e abriram fogo contra os cidadãos que clamavam: “Eu resisto, vocês não estão sozinhos”. Países latino-americanos e a Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestaram apoio à liderança boliviana e exigiram o respeito aos princípios democráticos.

    O Brasil repudiou de maneira veemente a tentativa de golpe, enquanto o governo de Joe Biden solicitou “calma” em La Paz.

    General Juan José Zúñiga, na Praça Murillo, em La Paz | Foto: Reprodução/La Razón

    Designação do novo comandante do exército

    Arce nomeou José Sánchez Velázquez como o novo comandante do exército, após rumores sobre a destituição de Zúñiga, que ocupava o cargo desde novembro de 2022. Zúñiga havia dito que Evo Morales “não poderia mais ser o presidente deste país”.

    Ao assumir, Sánchez ordenou que os militares retornassem às suas unidades. Conforme a agência de imprensa AFP, os soldados começaram a se retirar das proximidades da sede do governo.


    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    59 %
    1.5kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    20 °

    3.146.35.168
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!