segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Processo judicial contra indivíduo falecido não afeta herdeiros

    Herança problemática

    Uma demanda de cobrança contra um réu falecido não requer habilitação, sucessão ou substituição processual. Nesse cenário, o pagamento deve ser direcionado ao espólio do falecido, e não aos seus herdeiros.

    Esta foi a interpretação adotada pela 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) ao reconhecer a falta de legitimidade dos herdeiros em uma ação de execução.

    A decisão foi tomada no julgamento de uma apelação contra a sentença do juízo da 3ª Vara Cível de Toledo (PR) que não reconheceu a indisponibilidade dos herdeiros. No recurso, eles alegaram que, uma vez que não há inventário ou partilha deixados pelo pai, as dívidas do falecido devem ser assumidas pelo espólio, e não pelos seus herdeiros.

    Ao analisar o caso, a relatora do caso, desembargadora Rosana Andriguetto de Carvalho, concordou parcialmente com os apelantes. “Tendo sido intentada a execução em relação à pessoa falecida, desprovida de personalidade jurídica, falta um dos requisitos processuais, isto é, a capacidade da parte, sendo inviável a sucessão processual no processo”.

    A magistrada, no entanto, rejeitou o pedido de encerramento do processo. Ela explicou que a parte autora deve ter a chance de corrigir a petição inicial para regularizar os réus.

    Os autores da ação foram representados pelo advogado Mateus Bonetti Rubini.

    Processo 0000860-52.2023.8.16.0170

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    18.221.210.111
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!