segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Quando empregar um sistema de resfriamento líquido no computador?

    Os coolers a ar são o tipo de resfriamento mais tradicional disponível para os computadores, mas atualmente os sistemas de resfriamento líquido já estão em alta no mercado com seus radiadores, múltiplos ventiladores e a iluminação LED RGB. Apesar de ambas serem ótimas opções de refrigeração, em certos contextos é aconselhável utilizar um sistema de resfriamento líquido no seu computador.

    Mas em que situações isso deve ser feito? Para esclarecer essa dúvida, fora conversado com o Gerente de Marketing da Cooler Master no Brasil, Anderson Viana, e ele listou 6 cenários nos quais é recomendado usar um sistema de resfriamento líquido no seu computador:

    6. Quando deseja alto desempenho

    Os sistemas de resfriamento líquido são mais eficientes que os coolers a ar na hora de resfriar o processador. Segundo Viana, essa realidade não é uma desvantagem em relação aos coolers a ar, mas sim um fato, uma vez que esse tipo de produto retira o calor do CPU com o auxílio de líquido, enquanto o sistema de resfriamento a ar utiliza o vento.

    “Quando se trata do segmento high-end [para processadores], acredito que inevitavelmente será necessário adquirir um sistema de resfriamento líquido para obter o melhor desempenho. Essa não é uma resposta padrão devido à variedade de modelos disponíveis no mercado, mas os sistemas de resfriamento líquido possuem uma capacidade de dissipação de calor muito superior”, comenta Anderson.

    Dessa forma, os sistemas de resfriamento líquido são mais indicados para processadores que aquecem significativamente, como os modelos topo de linha da Intel e AMD. Por exemplo, é bastante apropriado combinar um sistema de resfriamento líquido de 360mm com um Core i7 ou Core i9, assim como os Ryzen 7 e Ryzen 9, conhecidos por suas altas temperaturas. No entanto, essa recomendação se aplica aos produtos premium. Já os sistemas de resfriamento líquido de 240mm, por exemplo, são muito adequados para processadores dessa categoria, mas a diferença de desempenho em relação aos coolers a ar já não é tão significativa.

    5. Quando seu processador está sobrecarregado

    É comum que muitos usuários invistam em coolers a ar premium, caros e modernos e ainda assim esses produtos não sejam capazes de resfriar o processador adequadamente. Não há uma solução milagrosa para isso, mas em algumas situações um determinado chip pode não se adaptar bem ao resfriamento a ar, resultando em temperaturas elevadas.

    Portanto, se a sua CPU continuar apresentando temperaturas excessivamente altas, mesmo que não seja das mais exigentes, é recomendável buscar um sistema de resfriamento líquido de qualidade. Antes disso, verifique a qualidade da pasta térmica e o fluxo de ar do gabinete para tentar solucionar o problema sem gastar dinheiro; caso isso não resolva, o resfriamento líquido pode ser a solução.

    4. Quando realiza overclock

    O overclock é uma técnica para aumentar a velocidade do processador ao elevar suas frequências. No entanto, quanto mais alta a frequência, mais quente a CPU fica, o que exige um cooler mais potente para dissipar esse calor.

    Aumentar apenas 100 ou 200 Mhz em um processador pode elevar a temperatura em vários graus e fazer com que o componente atinja temperaturas altas o suficiente para desligar automaticamente. Dessa forma, os sistemas de resfriamento líquido de 360mm são amplamente utilizados por entusiastas de overclock e representam a melhor opção para quem deseja realizar essa prática. No entanto, se o objetivo é elevar as frequências ao máximo, é necessário estar preparado para investir em resfriamento com nitrogênio líquido.

    3. Quando você aprecia a iluminação

    A tendência dos PCs gamer repletos de luzes de LED com RGB não é algo passageiro. Aliás, muitas pessoas até mesmo estabelecem a associação de que quanto mais luzes um componente possui, mais poderoso ele é. Com certeza, a quantidade de LEDs piscantes diante de você não é indicativo de mais FPS na tela nem de melhor dissipação do calor, como brinca Anderson.

    No entanto, é inegável que um belo conjunto de ventoinhas coloridas torna o ambiente mais atraente. Portanto, o aspecto visual é um ponto a ser levado em consideração para os water coolers, que geralmente vêm com algum tipo de iluminação, seja estática ou customizável através de aplicativos. De fato, muitos air coolers apresentam ventoinhas bonitas, mas é difícil competir com os WC nesse quesito.

    Vale ressaltar que muitos water coolers de alta performance possuem algum tipo de iluminação ou display na própria bomba. Vários desses produtos permitem alguma forma de personalização para exibir imagens ou até mesmo informações de monitoramento da temperatura, por exemplo. Combinado com o espetáculo de luzes, isso é perfeito para aqueles que desejam uma montagem impactante e marcante dentro do gabinete.

    2. Quando você deseja mais espaço

    Embora os water coolers não sejam exatamente compactos, o radiador fica praticamente oculto em seu local de encaixe, deixando apenas as mangueiras, a bomba e parte das ventoinhas visíveis. Logo, essa solução de resfriamento é ideal quando o usuário pretende ter mais espaço livre dentro do gabinete.

    No entanto, é necessário garantir que o seu gabinete seja compatível com o water cooler que você pretende adquirir. O ideal é sempre instalar o radiador no topo, mas em certas situações é possível fixar a peça na parte frontal. A única ressalva é que a bomba não deve ficar acima do topo do radiador, pois dessa forma podem se formar bolhas de ar que geram ruído e podem causar danos a longo prazo.

    “Com o air cooler você naturalmente cria uma barreira para o fluxo de ar dentro do gabinete. Talvez em um gabinete grande isso não faça diferença, mas em um pequeno pode fazer. Assim, há pouco espaço para o ar circular. Quando você tem uma bomba [referindo-se ao water cooler], ela possibilita que a circulação natural do ar dentro do gabinete seja mais ágil. Com o water cooler, tenho toda essa área mais livre”, explica o gerente de marketing da Cooler Master.

    1. Quando o custo é equivalente ao do air cooler

    Por anos, os water coolers robustos e até mesmo os intermediários eram muito mais caros que seus concorrentes a ar. Hoje, essa situação é diferente e muitas vezes os air coolers premium são ainda mais caros.

    Em uma situação em que os dois se encontram na mesma faixa de preço e você está indeciso entre ambos e não possui preferências, visando apenas o melhor desempenho, o water cooler é a escolha acertada. Claro, isso vai variar consideravelmente entre a qualidade dos dois produtos e é válido somente se ambos forem de marcas e lojas confiáveis.

    “Tal como já mencionamos sobre desempenho, tratando-se do segmento high-end e intermediário, certamente um water cooler de 360mm com bons componentes será superior a um excelente air cooler. É um fato”, conclui o especialista da Cooler Master.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    13.59.76.213
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!