segunda-feira, 1 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Redução da erosão e perdas nas plantações de Santa Catarina graças aos terraços

    As precipitações intensas que afetaram Santa Catarina nos meses de outubro e novembro resultaram em erosão nas plantações, encostas e estradas, causando a formação de sulcos na superfície do solo e a remoção de parte da cobertura.

    No entanto, um fazendeiro de Ouro Verde, no Oeste do estado, conseguiu minimizar os danos ao construir terraços em sua fazenda.

    Sandro Cristiano Lazarotto cultiva soja, milho, trigo e feijão safrinha em uma área de 15 hectares com bastante inclinação.

    Há quatro anos, ele recebeu orientações da Epagri para instalar terraços de base larga em sua propriedade.

    “Antes, quando chovia, a água escorria e formava valas. Agora o solo não se lava, não escorre, e a erosão é muito menor”, declarou Lazarotto.

    “Antes, semeávamos e as plantas cresciam até a metade, não se desenvolviam, porque o solo estava degradado. Agora é diferente e podemos ver isso nas plantas”, acrescentou.

    Após as chuvas dos últimos meses, os terraços demonstraram sua eficácia na conservação do solo na propriedade de Lazarotto.

    “Os terraços controlam a quantidade e a velocidade da enxurrada de modo a prevenir a erosão, promover a infiltração da água ou direcioná-la para áreas específicas para armazenamento e escoamento posterior”, explicou o encarregado estadual de extensão rural e pesqueira da Epagri, Hoilson Fogolari.

    A Epagri incentiva a instalação de terraços em propriedades rurais de Santa Catarina. A técnica é uma das mais eficientes para preservar o solo e assegurar a produtividade das plantações.

    Funcionamento dos terraços

    Os terraços são estruturas de terra construídas transversalmente à inclinação do terreno com o intuito de dividir a rampa em segmentos de modo que a água que escoa entre um terraço e outro não possua nem quantidade nem velocidade suficiente para provocar erosão.

    “Por fim, a água escoada é retida pelo canal do terraço. Consoante o tipo de solo e a inclinação do terreno, o terraço construído retém a água no próprio canal, onde parte evapora e parte infiltra, ou direciona a água para um canal escoadouro. Esse canal escoadouro, por sua vez, drena toda a água recebida do sistema de terraços para um local apropriado”, explicou o investigador da Epagri/Cepaf, Leandro Wildner.

    O processo de construção de terraços é simples e pode ser planejado e dimensionado com a ajuda de softwares especializados.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    59 %
    1.5kmh
    0 %
    seg
    27 °
    ter
    27 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    20 °

    3.142.252.166
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!