segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Relatório do Banco Central aponta nova queda na atividade econômica em outubro

    Em 20 de outubro, o Banco Central (BC) divulgou que a atividade econômica teve seu terceiro mês consecutivo de retração, com base no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mostrou uma diminuição de 0,06% em relação a setembro.

    O IBC-Br é um indicativo utilizado para analisar a evolução da atividade econômica nacional e auxiliar o BC nas decisões sobre a taxa básica de juros, Selic. Esse índice leva em conta informações sobre os setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária.

    Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 1,54%, e no acumulado em 12 meses, a elevação foi de 2,19%. Contudo, no trimestre encerrado em setembro, o índice teve uma retração de 0,42%.

    Apesar de ser chamado de “prévia do PIB”, a metodologia usada pelo Banco Central para calcular o IBC-Br difere daquela empregada para o Produto Interno Bruto (PIB), o indicador oficial da economia brasileira. Conforme o BC, o IBC-Br “contribui para a formulação da política monetária, mas não é exatamente uma antecipação do PIB”.

    Banco Central não adiantou quando vai parar de reduzir a Selic

    Devido ao comportamento dos preços na economia (inflação) durante o semestre, o BC reduziu os juros pela quarta vez em seis meses, em um ciclo de cortes de 0,5%. Na ata da última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) não deu indicações sobre quando irá interromper a redução da Selic.

    Conforme o comitê, o ritmo de redução da Selic estará condicionado ao comportamento da inflação no primeiro semestre de 2024.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    15.5 °
    63 %
    1kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.147.45.171
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!