segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Temporada de cruzeiros deve injetar mais de R$ 5 bi na economia

     

    Projeções da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos apontam que a temporada de cruzeiros 2023/2024, com duração de 195 dias (quase 7 meses), será ainda mais extensa que sua predecessora. A expectativa é oferecer mais de 877 mil leitos, de acordo com a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

    Este setor da economia visa gerar mais de 80.000 postos de trabalho no Brasil e movimentar mais de R$ 5 bilhões na economia do país. Isso se deve às despesas das companhias de cruzeiros, dos passageiros e da tripulação nas cidades de partida e chegada, bem como nos destinos visitados.

    Esse movimento econômico beneficia diversos setores, como o comércio varejista, englobando despesas em restaurantes, compras, presentes, alimentos e bebidas. Além disso, abrange transporte antes e após a viagem, passeios turísticos, transporte nas cidades visitadas e hospedagem antes ou após o cruzeiro.

    De 25 de outubro a 7 de maio, um grupo de 9 navios, incluindo Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Musica, MSC Preziosa e MSC Seaview, partirá dos portos de Itajaí (SC), Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR). Eles percorrerão 212 itinerários, realizando 763 escalas.

    No total, serão contemplados 19 destinos, como Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, bem como cidades estrangeiras como Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e os portos de partida e chegada. Haverá ainda a possibilidade de escalas-teste em Penha e São Francisco do Sul, além de esforços a longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória.

    A Clia Brasil destaca que a temporada 2023/2024 marca o retorno do Brasil como uma rota importante para companhias marítimas internacionais, com 35 navios de longo curso que farão paradas em 45 destinos distribuídos por 15 estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.

    O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, ressaltou que a temporada 2023/2024 promete ser um novo recorde, consolidando a indústria de cruzeiros como um setor em ascensão, possivelmente superando os 805 mil cruzeiristas da temporada 2011/2012. Na temporada anterior, houve 802 mil cruzeiristas, consolidando-se como a maior em uma década.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    27.5 ° C
    27.5 °
    27.5 °
    28 %
    3.6kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    29 °

    18.223.241.103
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!