domingo, 7 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Tomar água gelada pode trazer perigos para a saúde, explica médico da medicina convencional chinesa | medicina chinesa tradicional (MCT) | Terapia Tradicional dos Chineses | preceitos da medicina chinesa tradicional


    Artigo traduzido e adaptado do inglês, originalmente divulgado pela sede americana do Epoch Times.

    Muitas pessoas apreciam beber água fria, porém seus impactos na saúde têm sido objeto de debates por um longo período. Diversas pesquisas evidenciaram que existem benefícios e desvantagens associados a isso. Yeh Chi-Min, médico auxiliar da Clínica Weixin de Terapia Chinesa de Taiwan e praticante da MCT, alertou que uma vontade persistente por água gelada pode apontar para uma questão de saúde subjacente e ofereceu orientações sobre quem deveria restringir seu consumo.

    O impacto de ingerir água gelada em determinadas condições de saúde

    Acalasia é um distúrbio de deglutição no qual o esfíncter esofágico inferior não consegue relaxar, o que impede a passagem de alimentos para o estômago. Uma pesquisa veiculada no Journal of Neurogastroenterology and Motility revelou que tomar água gelada a 2° Celsius agravou os sintomas da acalasia. O estudo demonstrou que as baixas temperaturas elevaram a pressão de repouso do esfíncter esofágico inferior, prolongaram as contrações esofágicas e exacerbaram as dificuldades de deglutição.

    Ademais, beber água fria pode desencadear enxaquecas. Um estudo com a participação de 669 mulheres constatou que 51 delas (aproximadamente 8%) experimentaram dores de cabeça após ingerir um copo de água fria. A pesquisa também verificou que as mulheres que haviam sofrido de enxaquecas no ano anterior tinham o dobro de chances de desenvolver dores de cabeça após beber água fria em comparação com aquelas que nunca tinham tido enxaquecas.

    Uma pesquisa anterior datada de 1978 constatou que beber água gelada reduz a velocidade do muco nasal em indivíduos saudáveis. Isso sugere que consumir água fria pode agravar a congestão nasal em pacientes com infecções no trato respiratório superior.

    Vantagens da água gelada para grupos específicos

    Pacientes em tratamento quimioterápico frequentemente sofrem com perturbações no paladar, as quais impactam seus hábitos alimentares e estado nutricional. Um estudo em animais veiculado no International Journal of Molecular Sciences em 2020 indicou que ingerir água gelada minimizou os efeitos supressores dos medicamentos anticancerígenos na percepção do paladar em ratos. Os pesquisadores acreditam que a aplicação de cubos de gelo para crioterapia oral pode auxiliar na prevenção de distúrbios no paladar provocados por medicamentos contra o câncer.

    Além disso, um ensaio clínico randomizado evidenciou que atletas que competem em triatlos sob condições de calor poderiam melhorarseu rendimento consumindo pasta de gelo durante a corrida.

    O anseio por água gélida pode indicar problemas de saúde subjacentes

    Ritsugaku Ken, praticante de MTC da Clínica de Acupuntura e Moxabustão do Hospital Kurashiki Heisei, no Japão, explicou em entrevista ao Epoch Times que o corpo humano tem uma capacidade natural de regular sua temperatura. No entanto, ele alertou que o consumo prolongado de água fria pode prejudicar essa capacidade, levando a um desequilíbrio na regulação da temperatura corporal.

    O baço exerce um papel crucial em nosso sistema imunológico, produzindo glóbulos brancos. No entanto, na MTC, o baço está intimamente ligado ao estômago – que juntos exercem funções primordiais na digestão e absorção de nutrientes no corpo. Ingerir água fria pode prejudicar o funcionamento do baço e do estômago. Essa função prejudicada pode afetar a capacidade do organismo de metabolizar a água, podendo causar sintomas como edema e distensão abdominal.

    Além disso, o Dr. Yeh disse ao Epoch Times que se uma pessoa está constantemente sentindo calor excessivo e desejando se refrescar tomando um copo de água gélida, isso pode ser um sinal de um problema de saúde latente.

    Na MTC, a circulação do qi – a energia vital – e do sangue mantém o equilíbrio e a estabilidade de vários tecidos e órgãos. Quando há um desequilíbrio ou escassez de qi e sangue no corpo, podem surgir doenças ou outras condições.

    Yeh explicou que quando a circulação do qi e do sangue é fluída e a transpiração é desimpedida, o excesso de calor corporal pode ser dissipado eficazmente, reduzindo assim o anseio por água gelada. Por outro lado, se houver estagnação ou obstrução na circulação, pode-se sentir inquietação, sede e desejo por bebidas gélidas ou alimentos gelados (como picolés e smoothies). Nesses casos, consultar um profissional da MTC pode ser benéfico.

    Quando evitar ingerir água gelada

    Yeh forneceu uma forma simples de testar se você tolera beber água gelada: segure um copo de água gelada com uma das mãos. Se você conseguir segurá-lo por mais de um minuto sem sentir dor, isso indica que seu corpo pode suportar bebidas geladas até certo ponto. No entanto, como o corpo de cada pessoa é diferente, esse método pode não ser adequado para todos.

    O Dr. Yeh destacou que os nervos viscerais são menos sensíveis que a superfície da pele, portanto, a ausência de reação do estômago não significa necessariamente que ele pode lidar com temperaturas extremas. Se você achar desafiador segurar água gelada na mão por mais de um minuto, isso pode indicar que seu corpo não consegue tolerar que o frio entre diretamente no estômago. Portanto, é aconselhável evitar ingerir água gelada ou consumir alimentos gelados.

    Além disso, ele recomenda evitar beber água gelada nas três situações a seguir:

    1. Durante o período menstrual: A água gelada pode causar estagnação do qi e do sangue, dificultando a circulação sanguínea. Beber água gelada durante o ciclo menstrual pode causar dores menstruais e períodos irregulares. Mulheres propensas a desconfortos menstruais também devem restringir o consumo de água gelada fora do período menstrual.
    2. Após a prática de exercícios: Os vasos sanguíneos nas extremidades se dilatam após atividades físicas. Ingerir água gelada pode fazer com que esses vasos sanguíneos se contraiam repentinamente. Por isso, é recomendado optar pela temperatura ambiente ou água morna nesse momento. A água gelada deve ser consumida somente depois que o corpo esfriar e a transpiração diminuir.
    3. Pessoas com propensão a resfriados: Indivíduos que têm tendência a ter resfriados devem evitar beber água gelada.

    © Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times em Português 2011-2018

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    19.5 ° C
    19.5 °
    19.5 °
    49 %
    1kmh
    0 %
    seg
    29 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    22 °

    3.133.114.63
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!