segunda-feira, 8 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Vaticano ratifica participação do papa Francisco na COP28 em Dubai

    O Vaticano ratificou, nesta sexta-feira, que o papa Francisco se deslocará a Dubai de 1º a 3 de dezembro para se engajar na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), após o pontífice ter anunciado em uma entrevista.

    “Aceitando o convite de sua alteza sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP28)”, anunciou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

    Será a primeira vez que um pontífice participa nesse tipo de encontros sobre o clima, que tiveram início em 1995.

    Francisco já havia anunciado a sua intenção de visitar Dubai em uma entrevista transmitida na última quarta-feira pela emissora de TV estatal italiana “RAI”, porém ainda não se sabe se o programa incluirá outros compromissos.

    “O nosso futuro está em jogo, o futuro de nossos filhos e nossos netos. É necessária uma dose de responsabilidade” e “ainda temos tempo para reverter isso”, disse Francisco na entrevista, referindo-se às alterações climáticas.

    Francisco, de 86 anos, defendeu a preservação do meio ambiente em diversas ocasiões durante seu papado e em seu último documento, a exortação intitulada “Laudate Deum” (Louvado seja Deus), que é uma continuação da encíclica de 2015 sobre o meio ambiente “Laudato Si” (Louvado seja), foram abordados os insucessos dessas conferências ao longo dos anos.

    “Os acordos tiveram uma aplicação pouco satisfatória porque não foram estabelecidos mecanismos adequados de controle e verificação periódica e de punição para o não cumprimento. Os princípios estabelecidos continuam exigindo formas efetivas e ágeis de execução prática”, escreve o papa em “Laudate Deum”.

    Quanto à cúpula de Dubai, ele escreveu que “pode ser um marco de virada, demonstrando que tudo o que foi feito desde 1992 foi sério e apropriado. Caso contrário, será uma grande decepção e colocará em risco todo o progresso alcançado até o momento”.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    11.5 ° C
    11.5 °
    11.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    seg
    28 °
    ter
    29 °
    qua
    30 °
    qui
    29 °
    sex
    28 °

    3.135.195.74
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!