quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Acima de 80% das substâncias usadas em tatuagem incluem elementos não reportados que conseguem gerar problemas à saúde e desencadear alergias


    A vasta maioria dos pigmentos de tatuagem comercializados nos Estados Unidos se encontram contaminados com ingredientes não listados que têm potencial para causar questões graves de saúde, como danos à órgãos, segundo uma investigação recente.

    O estudo, mencionado na revista Analytical Chemistry em 22 de fevereiro, examinou nove marcas diferentes de tinta para tatuagem, comuns nos Estados Unidos, provenientes de empresas de vários portes. Dentre as 54 tintas analisadas, de nove marcas diferentes, os pesquisadores constataram que 45 (83%) continham “ingredientes e/ou pigmentos não listados”, conforme relatado no estudo.

    “Os principais adulterantes não inclusos se referem ao polietilenoglicol, propilenoglicol e alcanos superiores. Diversos desses adulterantes apresentam possíveis riscos alérgicos ou à saúde.”

    Mais da metade das tintas continha polietilenoglicol não mencionado, que pode gerar danos aos órgãos após exposição constante. Quinze tintas continham propilenoglicol, que é um provável alérgeno. Algumas tintas continham ainda um componente denominado 2-fenoxietanol, com riscos à saúde de lactentes, enquanto que outras estavam contaminadas com um antibiótico usado para tratar infecções urinárias.

    “Somados, os desfechos desse estudo evidenciam a possibilidade de um problema significativo relacionado à informação imprecisa nas etiquetas das tintas de tatuagem nos Estados Unidos”, informou a pesquisa.

    Não foi possível identificar se os ingredientes não reportados foram adicionados acidentalmente ou se os fabricantes receberam materiais contaminados. Não se sabe ainda se os fabricantes fizeram rotulagem incorreta das tintas.

    Os riscos atrelados às tatuagens frequentemente estão relacionados ao câncer de pele e à reação aos pigmentos. Entretanto, os aditivos nas tintas também conseguem ser perigosos, podendo ter impactos negativos para além da pele. Se uma pessoa com tatuagem começar a manifestar reações, os ingredientes não reportados podem dificultar a identificação da reação e sua causa.

    “Esperamos que os fabricantes aproveitem isso como uma chance para reavaliar seus procedimentos, e que os artistas e os consumidores usem isso como uma oportunidade para reivindicar por rótulos e produção melhores”, afirmou John Swierk, docente auxiliar de química na Universidade de Binghamton, também autor do estudo.

    Regulação de pigmentos de tatuagem

    Somente recentemente houve a introdução da regulamentação referente aos pigmentos de tatuagem nos Estados Unidos. No final de 2022, o Congresso aprovou a Lei de Modernização da Regulamentação de Cosméticos (MoCRA), possibilitando que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA passasse a regular os pigmentos de tatuagem pela primeira vez, incluindo a regulação dos procedimentos de rotulagem.

    Antes da aprovação desta lei, os pigmentos de tatuagem eram considerados como cosméticos e não estavam sujeitos a regulamentações. “A FDA ainda está elaborando como será isso e acreditamos que este estudo influenciará as discussões relacionadas à MoCRA”, comentou o Sr.

    Este também é o pioneiro estudo a examinar explicitamente as tinturas comercializadas nos Estados Unidos e é provavelmente o mais completo pois analisa os matizes, que permanecem na derma, e a embalagem veiculadora, que é onde o matiz está suspenso.

    A pesquisa focou-se exclusivamente em substâncias presentes em quantidades de 2.000 partes por milhão (ppm) ou mais, as quais são geralmente consideradas concentrações elevadas.

    Porém, na Europa, substâncias até mesmo na faixa de apenas duas ppm são levadas em conta pelas autoridades na análise dos perigos. Por isso, as tinturas de tatuagem podem conter ainda mais elementos potencialmente nocivos do que o estudo revelou.

    Riscos de matizes de tatuagem

    Em 2021, um estudo sobre tinturas de tatuagem realizadas na União Europeia chegaram a conclusões semelhantes. Foram analisadas 73 tinturas de tatuagem no mercado, examinando rótulos e também componentes.

    O estudo encontrou que “93% das tinturas de tatuagem adquiridas violavam os requisitos legais europeus de rótulos”.

    “51% das tinturas de tatuagem declararam erroneamente ao menos um componente de matiz”, redigiram os autores. “71% das tinturas continham matizes preocupantes, especialmente tinturas vermelhas.”

    Os principais metais identificados nas tinturas incluíram ferro, alumínio, titânio e cobre, encontrados na maioria das tinturas verdes ou azuis. “Verificou-se que os níveis de ferro, cromo, manganês, cobalto, níquel, zinco, chumbo e arsênio variam significativamente.”

    Os analistas do estudo solicitaram aos fabricantes de tinturas para tatuagem que seguissem as regulações e reduzissem a presença de impurezas de níquel e cromo para evitar alergias e reações nocivas entre os usuários.

    Uma revisão de dezembro de 2016 pesquisou 493 complicações de saúde resultantes da tatuagem entre 405 indivíduos. Identificaram 184 casos de reações alérgicas, 53 casos de infecções bacterianas e 46 complicações psicossociais.

    A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) tem direcionado as pessoas a que “pensem antes de pintar”. Variados estudos “noticiaram que algumas tinturas possuem matizes utilizados em toners de impressoras ou em tinturas automotivas”, comunicou a agência, acrescentando que “não autorizou nenhum matiz para injeção na derma para objetivos cosméticos”.

    Depois de realizar uma tatuagem, a pessoa pode perceber certa vermelhidão, inchaço ou calor na pele. Caso a região tatuada não cure ou se houver formação de erupção cutânea na área, a FDA aconselha as pessoas a contatarem seu profissional de saúde. Sobretudo se surgir febre.

    “Infecções mais agressivas podem ocasionar febre alta, tremores, calafrios e suores. O tratamento para tais infecções pode demandar uma variedade de antibióticos – possivelmente por meses – ou mesmo hospitalização e/ou cirurgia. Uma erupção cutânea também pode indicar que você está tendo uma reação alérgica. E como as tinturas são permanentes, a reação pode persistir”, advertiu a FDA.

    “O tecido cicatricial pode surgir ao fazer uma tatuagem, ou você pode desenvolver “granulomas”, pequenos nódulos ou inchaços que podem aparecer ao redor do material que o corpo considera estranho. Se você tem propensão a ter queloides – cicatrizes que excedem os limites normais – você pode desenvolver o mesmo tipo de reação à tatuagem.”

    © Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times em Português 2011-2018

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    18.117.72.230
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!